Publicidade Continue a leitura a seguir

12 hábitos matinais ‘inofensivos’ que destroem o seu dia

Percorra a galeria e veja os 12 comportamentos que deve anular logo pela manhã se quer ter um dia menos sombrio [Fotografias: Shutterstock]
Manter o snooze do despertador ligado: Pôr o despertador para cinco ou dez minutos mais cedo, estando a tocar de forma intermitente, só a vai levar a acordar mais cansada. Isto porque está sempre a iniciar um novo ciclo de sono e interrompê-lo logo de seguida. Ponha o despertador para mais tarde, mas levante-se de imediato. por muito que custe.
Afastar o café logo ao acordar: Esta recomendação parece algo próximo da heresia. Mas é mesmo isto que é dito! O ideal é procurar a cafeína umas horas após ter acordado. É que a substância interfere com a produção de cortisol, interrompendo os célebres ritmos circadianos, acelerando-os. Beber café logo quando acorda pode levá-la a sentir-se mais cansado à tarde e a ter de reforçar, claro está, a dose.
Fazer a cama assim que se levanta: Não tenha pressa! É importante que a cama arrefeça, evitando a proliferação de ácaros. Faça-a antes de sair de casa ou depois de ter tomado um duche ou o pequeno-almoço.
Ir logo às redes sociais: Mais do que estar a repor a informação que perdeu durante a noite por estar a descansar, está antes a promover a preocupação, agitação e a desconcentração para as tarefas que importam àquela hora. Ainda se arrisca a atrasar-se por causa disso.
Não beber água: Essa deveria ser a primeira bebida a ingerir logo ao acordar, uma vez que o seu corpo está desidratado. Lembre-se: foram horas a fio sem beber água. Ingira-a, o seu metabolismo vai agradecer. Se for morna, até pode ajudar a perder peso.
Não abrir as cortinas logo que se levanta: Ver a luz do dia - mesmo que não haja sol - deve ser uma prioridade assim que põe o pé fora da cama. A luz solar é a maneira natural de dizer ao corpo que chegou a hora de levantar.
Pequenos-almoços demasiado pesados: Esta é a primeira refeição do dia e é, por isso, muito importante e tem caráter quase obrigatório. O importante é saber escolher os melhores ingredientes. Menos hidratos complexos, mais vitaminas e algumas proteínas.
Prioriza tarefas menos importantes: As pessoas que perdem o "autocontrole" no desempenho de tarefas obtêm resultados menos eficazes no seu trabalho. Por isso, obrigações importantes primeiro. Ou, por outras palavras, aprenda a organizar-se porque tudo flui melhor.
Lista de tarefas intermináveis: Por oposição, não deve deixar enredar-se por obrigações matinais múltiplas e extensas. Tal é sinal de correria e cansaço logo pela manhã.
Não tira uns minutos para uns primeiros exercícios: Ginásio? O que é isso? Pois, sabemos que não vale a pena pedir o impossível, mas se fizer cinco minutos de exercícios ali mesmo ao lado da cama, começará o dia com outra atitude. Já para não falar que tal opção traz melhorias em matéria de saúde.
Rotina matinal pensada a contrarrelógio: Acordar para começar a correria não é mesmo a melhor forma de dar as boas-vindas ao seu amanhecer. Stress, angústia, corrupio. É mesmo importante abrandar e reservar uns minutos para alguma calma e para respirar fundo.
Fazer conversa fiada: Falar sobre o tempo pode não ser propriamente a melhor arranque do dia. Afinal, todos nos sentimos melhor se conversarmos sobre assuntos com mais substância. Quando entrar no elevador ou sair à rua e encontrar o vizinho, esforce-se e dê o exemplo. Fale de um evento que a interesse, um episódio em particular...

Publicidade Continue a leitura a seguir

Falamos de rituais que são absolutamente comuns e que, à partida, parecem não causar qualquer dano.

Porém, estes hábitos podem estar mesmo a perturbar a sério a atitude com que prossegue para mais um dia da sua vida. Veja que erros matinais pode alterar e, com isso, melhorar o seu quotidiano.

São mudanças tão simples e prometem uma revolução. Percorra a galeria acima e veja as sugestões deixadas pela Reader’s Digest.

Imagem de destaque: Shutterstock

Põe vários alarmes seguidos no telemóvel para acordar? Não é boa ideia

Como ter um quarto para dormir profundamente