13 comportamentos a evitar nos transportes públicos

A partir desta segunda-feira, 1 de abril, os preços dos passes das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto descem consideravelmente. Uma boa notícia para quem os usa regularmente e um incentivo para quem estava a pensar fazê-lo, mas ainda não tinha decidido avançar para essa forma de mobilidade.

Com a previsível subida do número de passageiros resultante desta medida, importa lembrar algumas regras básicas de utilização dos transportes públicos, onde se passa uma boa parte dos dias. De facto, a correria pode ser tanta que alguns hábitos e atitudes que, à partida, deveriam ser exclusivamente reservados à esfera privada, saltam frequentemente para os olhos do público, à boleia dos diferentes meios de transportes.

Por mais inusitado que possa parecer, acontece, com alguma regularidade, os seus utilizadores aproveitarem o tempo passado em viagens para alguns cuidados de higiene e de beleza, para consumirem produtos alimentares inapropriados para o local, resolverem assuntos pessoais ao telefone ou ouvirem as suas músicas preferidas em altos berros, partilhando-as à força com os demais. Estas atitudes revelam, muitas vezes, falta de civismo, e da chamada etiqueta social, acabando mesmo por resultar no mais básico desrespeito pelos outros e do seu espaço. E não são as únicas.

Veja, na galeria, 13 pequenas atitudes que comprometem uma vivência coletiva mais harmoniosa, no quotidiano dos transportes públicos (e se se possível tente evitar algumas).

Seis formas de aproveitar o tempo nos transportes públicos

Os episódios mais caricatos a bordo de um táxi