Publicidade Continue a leitura a seguir

25 filmes de 2017 onde as mulheres dominaram

Percorra a galeria e saiba quais são os 25 filmes mais marcantes de 2017 para o Delas.pt
'Lady Bird': É só a segunda longa-metragem que a atriz Greta Gerwig dirige. Mas, claramente, quantidade não é qualidade e o filme que lançou em 2017, e que tem Saoirse Ronan no papel principal, é um dos grandes produtos cinematográficos do ano. Nomeado para quatro Globos de Ouro - Melhor Filme, Melhor Argumento e Melhores Atrizes Principal e Secundária -, considerado Melhor Filme do Ano para o Círculo de Críticos de Nova Iorque, tornou-se também o filme mais consensual da história do site de rating de críticas, Rotten Tomatoes, refere o blog C7nema. 'Lady Bird' é a história de uma jovem de liceu, com aspirações artísticas, mas limitada pela escola onde estuda. O filme tem estreia prevista em Portugal a 15 de março de 2018.
'Mulher Maravilha': O filme que provou que as mulheres podem ser super-heroínas, em vez de donzelas em apuros, marcou o verão nos cinemas e agenda feminista. 'Mulher Maravilha' foi o primeiro filme de super-heróis a ser realizado por uma mulher, Patty Jenkins. Protagonizado pela israelita Gald Gadot. A adaptação ao cinema da super-heroína de BD, criada nos anos 40, foi um sucesso junto da crítica e nas bilheteiras e vai ter uma sequela. Gal Gadot, que será homenageada, em janeiro, com o prémio #SeeHer dos Critics Choice Awards, terá recusado assinar contrato para protagonizar o novo filme da super-heroína, com estreia marcada para dezembro de 2019, enquanto oo produtor Brett Ratner, não fosse afastado do novo filme. Em novembro, foi confirmado que este não iria participar em 'Mulher Maravilha 2'.
'Girl's Trip': Tal como o nome indica, 'Girl's Trip', em português 'Viagem de Raparigas', este filme relata uma viagem de um grupo de mulheres, amigas de longa data, que se juntam para visitar Nova Orleães, por alturas do Essence Festival. Os laços de amizade entre as mulheres, e redescoberta do lado mais aventureiro de cada um fizeram deste filme, com Queen Latifah, Regina Hall, Jada Pinkett Smith e Tiffany Haddish, uma das comédias mais divertidas do ano.
'I, Tonya': Este filme, realizado por Craig Gillespie, é inspirado na vida da patinadora Tonya Harding e um dos fortes candidatos a vencer os próximos Globos de Ouro, com três nomeações – Melhor Filme e Melhores Atrizes Principal e Secundária. A atriz Margot Robbie dá vida a Tonya, uma patinadora de alta competição que se destacou nos campeonatos americanos e não só. Conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de 1991 e participou duas vezes nos Jogos Olímpicos. A sua carreira ficou destruída depois de o ex-marido ter contratado um homem para atacar e lesionar Nancy Kerrigan, a adversária de Tonya. Esse representou também para esta uma reviravolta na sua vida.
'Jane': Este documentário mostra a vida e o percurso da antropóloga britânica que revolucionou a forma como olhamos para os chimpanzés. Ao longo de 40 anos, Jane Goodhall estudou e documentou a vida social e familiar dos chimpanzés na Tanzânia. O documentário, realizado por Brett Morgen, mostra o trabalho feito pela antropóloga durante décadas, com imagens de arquivo que nos mostram as semelhanças entre o comportamento daquele primata e o dos humanos.
'The Florida Project': Este filme segue as aventuras e os travessuras de uma menina de seis anos, Moonee, com o seu grupo de amigos e a sua relação com a sua mãe. As duas vivem com dificuldades económicas, dependentes da assistência social, num motel, que serve de alojamento às famílias que visitam a Disney World, em Orlando. Moonee e a mãe vivem do outro lado desse mundo de cor-de-rosa e de fantasia. Com uma pontuação de 8,1 no site IMDB, o filme está nomeado para um Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário pela interpretação de Willem Dafoe, no papel de Bobby, o gerente do hotel.
'Atomic Blonde - Agente Especial': Charlize Theron regressou, este ano, aos papéis de ação. Em ''Atomic Blonde - Agente Especial' é uma agente dos serviços secretos britânicos, o MI6, enviada para Berlim, durante a Guerra Fria para investigara morte de um colega e recuperar uma lista desaparecida com os nomes de agentes duplos. Escusado será dizer que não é preciso nenhum James Bond para salvar o dia, com esta agente ao serviço de Sua Majestade.
'The Post – A Guerra Secreta': Estreia em Portugal a 25 de janeiro do próximo ano, mas nos EUA, onde chegou às salas há quase um ano, 'The Post' já é apontado como o potencial candidato a vencedor dos Óscares, tomando como indicador os seis Globos de Ouro para os quais está nomeado. Razões não faltam: a realização é de Steven Spielberg e os protagonistas são os oscarizados Meryl Streep e Tom Hanks. Streep faz de Kay Graham, a primeira mulher a ser 'publisher' de um jornal, e Hanks de Ben Bradlee, um diretor obstinado. Juntos vão entrar em confronto com o governo para poderem publicar um escândalo política sobre a guerra do Vietname que promete abalar o Estado. As atuações dos dois atores e o filme foram distinguidos pelo National Board of Review.
'Uma Mulher Fantástica’: O filme do chileno Sebastián Lelio, é uma das produções mais aclamadas do ano, muito por conta do desempenho da atriz transexual Dainela Vega, que faz o papel de uma mulher transgénero que vai ter de enfrentar o preconceito e a rejeição sociais. O filme venceu o Urso de Prata, no Festival de Berlim, por Melhor Argumento, e está nomeado para Melhor Filme Estrangeiro, nos Globos de Ouro, Melhor Filme Iberoamericano nos Prémios Goya, e é candidato do Chile ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
'A Bela e o Monstro': O remake da Disney que chegou este ano às salas de cinema, este ano, tinha um duplo desafio: estar à altura das versões anteriores, e se possível superá-las, e das convicções feministas de Emma Watson, que fez o papel de Belle e que é também Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres . Esta parte não era muito difícil, bastava não defraudar a versão animada de 1991, em que já se pode ver uma Belle mais interessada em ser uma mulher culta e letrada do que uma mulher confinada à tarefa de “massajar os pés” de Gaston, o seu pretendente inicial, machista e vilão do filme, que a queria proibir de ler e de pensar.
'Women Who Kill': Ou 'Mulheres que Matam' nata tradução para português. Estreou em julho deste ano, em 2017. Annette O'Toole, Sheila Van e Deborah Rush são as protagonistas desta comédia negra que gira à volta do relacionamento de duas ex-namoradas, Morgan e Jean, conhecidas na onde localidade vivem por serem obcecadas por mulheres serial killers. Quando a misteriosa Simone aparece e desperta o interesse de Morgan, os amigos advertem-na para os riscos de se envolver com uma estranha, que pode ser muito mais perigosa do que se supõe. 'Women Who Kill' foi premiado em vários festivais independentes e LGBT.
'Roxanne Roxanne': No início dos anos 80, uma adolescente de 14 anos, Lolita "Roxanne Shanté" Gooden começa a trilhar o seu percurso no hip-hop. Ao mesmo tempo que se transforma numa lenda do género tem de lutar para sustentar a família e defender-se da violência do bairro onde vive. É esta história da famosa rapper de Queens, Nova Iorque, interpretada por Chanté Adams, que é tratada no filme 'Roxanne Roxanne', de Michael Larnell, que ganhou o Prémio Especial do Júri para Atriz Revelação, da edição deste ano do Festival de Sundance.
'The Beguiled': O filme que marcou o regresso de Sofia Coppola à realização baseia-se no romance homónimo de Thomas Cullinan  é um drama dominado pelas relações de um grupo de mulheres, abaladas pela chegada de um estranho. As atrizes Nicole Kidman, Kirsten Dunst e Elle Fanning fazem parte um elenco de luxo, que conta também com Colin Farrell. O filme, que é também o remake de uma produção de 1971, deu a Copolla o prémio de Melhor Realizadora, em Cannes, este ano. A realizadora estava também nomeada para a Palma de Ouro, o mais alto galardão atribuído pelo festival de cinema francês.
'Fátima': Em Portugal, o bom cinema também se fez no feminino. 'Fátima', de João Canijo, reuniu 11 atrizes, entre as quais Rita Blanco, Anabela Moreira e Márcia Breia, para recriar uma peregrinação a pé a 'Fátima'. Um percurso de 400 quilómetros e nove dias de vivência em conjunto, em condições, muitas vezes, extremas e precárias, que põem à prova não só a resistência física destas mulheres, mas a sua fé, no divino e na humanidade.
'Battle of the Sexes': Estreado nos EUA, em setembro deste ano, este filme com Emma Stone e Steve Carrell nos principais papéis, é mais uma produção biográfica da história americana desportiva e não só. Como o nome indica (em português, 'Guerra dos Sexos'), o filme passa-se nos anos 70, em pleno movimento feminista, e relata o famoso duelo de ténis que opôs a campeã mundial feminina Billie Jean King (Emma Stone) e o veterano campeão de ténis masculino, Bobby Riggs. O jogo tornou-se num dos eventos desportivos com maior audiência televisiva de sempre, sendo visto por 90 milhões de espetadores em todo o mundo. No filme, além deste facto são também exploradas as dimensões pessoais da vida dos dois jogadores, numa época que redefiniu os papéis de género. Emma Stone e Steve Carrell estão nomeados para os Globos de Ouro, pelas respetivas prestações no filme.
'Lady Mcbeth': Este drama baseado na ópera do compositor russo Dmitri Shostakovitch, estreada nos anos 30 do século XX foi adaptado ao cinema por William Oldroyd, que colocou a ação a passar-se na Inglaterra rural do século XIX. Estreado em Portugal, este verão, o filme conta a história de uma jovem casada à força, que descobre os seus desejos mais íntimos quando se torna amante de um trabalhador da sua propriedade. O filme ganhou quatro prémios nos British Independent Film Awards e ganhou o prémio European Discovery, nos Prémios do Cinema Europeu.
Personal Shopper': Este filme de terror traz novamente uma colaboração entre a atriz Kirsten Stewart e o realizador francês Olivier Assayas, com quem tinha trabalhado no aclamado 'Sils Maria'. Em 'Personal Shopper' Stewart é Maureen, uma mulher que mulher que trabalha na área da moda e que dons espirituais, usando-os para tentar contactar o espírito do irmão gémeo. Rodado em Paris, o filme mostra o mundo da alta costura ao mesmo tempo que a história se desenrola no sentido de um thriller negro, com uma carga sobrenatural.
'Elementos Secretos': O percurso fantástico, e real, das extraordinárias Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson dá mote ao filme ‘Elementos Secretos’ (‘Hidden Figures’, no original). Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe dão vida, respetivamente, a Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson: cientistas, matemáticas e engenheiras aeroespaciais, que alcançaram posições inéditas, nos anos 60, para as mulheres e para a comunidade negra, nos Estados Unidos da América. O filme foi nomeado para três óscares, incluindo o de Melhor Filme do Ano.
 'Elis': Filme biográfico sobre a vida e carreira da cantora brasileira Elis Regina, teve honras de encerramento do Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em março deste ano, meses antes da usa estreia comercial nas salas de cinema nacionais. O filme, que marca a estreia na realização de Hugo Prata, é protagonizado pela atriz Andreia Horta e conta como Elis Regina cresceu como cantora, surpreendeu o mundo com a sua voz e como foi ela que levou à introdução do conceito de Música Popular Brasileira.
'Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi': A Guerra das Estrelas voltou este ano aos cinemas com um filme que reúne a velha e a nova geração de atores da saga. Depois de encontrar, no exílio, o mítico Luke Skywalker (Mark Hammil), a jovem Rey (Daisy Ridley) procura entender o equilíbrio da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi, ao mesmo tempo que o primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para combater a Aliança Rebelde. Daisy Ridley é também a heroína deste filme da saga.
'Mulheres Divinas': Filme falado, sobretudo, em alemão e com o título original 'Die göttliche Ordnung', é um melodrama inspirado em factos reais, que conta a luta das mulheres suíças pelo direito ao voto, em 1971. 'Mulheres Divinas' segue a história de Nora (Marie Leuenberger), que vive uma vida pacata com o marido e os dois filhos numa pequena aldeia – aparentemente alheada das mudanças sociais que atravessam a Europa e movimentos como o maio de 1968. Até que Nora começa ela própria a mudar e a fazer campanha ativa e publicamente pelo direito ao voto das mulheres.
'Mãe': A atuação de Jennifer Lawrence no novo filme de Darren Aronofsky ('O Cisne Negro') não deixou ninguém indiferente. O papel neste thriller psicológico foi uma das interpretações mais exigentes da sua carreira, como a própria confessou. O filme trata a forma como a relação de um casal é posta à prova quando recebem hóspedes inesperados em casa, que abala a tranquilidade a que estavam habituados e a sanidade mental da Mãe (Jennifer Lawrence).
'The Shape of Water': O novo filme do realizador mexicano Guillermo del Toro tem estreia marcada para fevereiro, em Portugal. Protagonizado pela atriz britânica Sally Hawkins, lidera, com sete nomeações, os Globos de Ouro. Entre as sete nomeações do filme, estão as de representação feminina principal e secundária com Sally Hawkins e Octavia Spencer, respetivamente, e também as de melhor drama, realização e melhor argumento. Premiada por diferentes papéis e nomeada para outros tantos, como para Melhor Atriz Secundária para os Óscares de 2014, por Blue Jasmine. Outro dos papéis pelos quais foi nomeada para prémios, como os Bafta, foi pelo papel de Rita O'Grady, em 'Igualdade de Sexos'.
'Jogo da Alta-Roda': É uma das primeiras estreias de cinema do novo ano em Portugal. 'Jogo da Alta Roda' ('Molly's Game', no original) chega às salas nacionais a 4 de janeiro de 2018. É mais um filme biográfico sobre Molly Bloom, uma esquiadora olímpica que geriu o mais exclusivo clube de poker do mundo e se tornou num alvo do FBI. Jessica Chastain é Molly Bloom neste filme dirigido por Aaron Sorkin, que se estreia na realização e que é também o argumentista, e que está nomeado para dois Globos de Ouro – os de Melhor Atriz e Melhor Argumento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ano de 2017 no cinema ficou marcado pelos escândalos de assédio e abuso sexual que envolveram várias estrelas de Hollywood. Destacaram-se as acusações feitas ao ator Kevin Spacey, e sobretudo, ao produtor Harvey Weinstein, com dezenas de atrizes a queixarem-se dos seus ataques.

As mulheres, em particular as atrizes, foram as maiores vítimas nos casos divulgados. Mas 2017 não foi apenas um ano de ajuste de contas, na sétima arte. Foi um período de afirmação do protagonismo feminino no cinema, da representação à realização. Da tónica feminista de muitas das histórias abordadas, ao impacto de universos ainda pouco vistos no cinema, como o das super-heroínas, houve conquistas, surpresas, superação e confirmação de talento.

‘Mulher Maravilha’, protagonizado por Gal Gadot, representou mesmo um marco no cinema no feminino. Com ele, Patty Jenkins tornou-se a primeira mulher a realizar um blockbuster de super-heróis.

E não é tudo. O ano que agora termina foi também farto em estreias – ainda que algumas só cheguem a Portugal em 2018 – que contam histórias surpreendentes sobre mulheres reais: a luta pelo voto das mulheres suíças, por exemplo, ou de desportistas que conheceram percursos inusitados, de mulheres que desafiaram os limites impostos ao género, à cor e à sexualidade.

2017 foi ainda ano de grande desempenhos no feminino, com surpresas que cativaram todos, como o filme ‘Lady Bird’, realizado por Greta Gerwig e protagonizado por Saoirse Ronan, ou confirmações de que o melhor também se faz em português, como mostrou ‘Fátima’, de João Canijo, interpretado por 11 atrizes de primeira linha.

Na fotogaleria, em cima, pode comprovar isto tudo nos 25 filmes que selecionámos como dos que mais marcaram 2017, para as mulheres e não só, e que não pode mesmo perder.