Publicidade Continue a leitura a seguir

5 arraiais para ir em Lisboa na semana mais agitada dos Santos Populares

Percorra a fotogaleria para ver cinco arraiais onde pode ir na semana de 10 a 17 de junho.
1. Arraial de São Vicente Dias 10, 11, 13 e 16 de junho, 11h00 às 00h00. Dia 15, 02h00. É entre os palcos montados no Largo da Graça, no Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen e no Largo de São Vicente que se comemora este já habitual arraial que tem o nome de mais um santo. Este ano, até 13 de junho, as comemorações fazem-se também em versão vegetariana com o Arraial Veggie Vibes a decorrer no Mercado de Santa Clara.
2. Arraial da Vila Berta Até dia 13. Dia 10 de junho, arraial infantil das 16h00 às 23h00. Dia 12h00, 18h00 às 04h00. É um arraial relativamente recente - começou com uma brincadeira dos vizinhos, há nove anos, por ocasião dos 100 anos da vila - e tornou-se um dos favoritos do público mais jovem. O slogan não mente: "10 anos a dar baile" e este ano há mais bailaricos até 13 de junho. Este feriado, dia 10 de junho, a festa é dedicada aos mais novos com um Arraial Infantil que decorre até às 16h00, com músicas e várias atividades.
3. Arraial de Santo António em Alvalade Até 16 de junho. Sexta, sábado e véspera de feriado, 17h00 às 00h00. Nos outros dias, até às 22h30. Num dos bairros mais familiares de Lisboa acontece, claro, um arraial para miúdos e graúdos. É no Parque de Jogos 1.º de Maio que até 16 de junho, Alvalade recebe concertos, todos os dias, com nomes como GNR, a fadista Sara Correia e até o Avô Cantigas, a pensar nos mais pequenos.
4. Santos Pecadores na Mouraria 12 de junho Não confundir com o grupo musical de Olavo Bilac, Santos & Pecadores! Os Santos Pecadores são mais um arraial da cidade que acontece no Pátio dos Lagares - Centro de Inovação da Mouraria, apenas a 12 de junho. Ao contrário das restantes festas, esta não tem repetição, mas promete ser memorável. Esta quarta-feira, está previsto um grande baile ao som de sonoridades afro-eletrónicas e tropicais, com petiscos que cruzam também as fronteiras portuguesas. Tudo isto com vista para o Castelo de São Jorge. (Fotografia: Gonçalo Villaverde)
5. Arraial da Misericórdia, junto à Igreja de Santa Catarina, Calçada do Combro Dias 12, 13, 14, 15 e 16 de junho Quem não souber da sua existência, só dá por ele ao ver a enchente que sai para a Calçada do Combro, já depois de passar o bar Park. É organizado pelos escuteiros de Santa Catarina e é um dos favoritos das famílias e de grupos de amigos, já que a probabilidade de alguém se perder neste recinto é quase nula. Aqui é possível comer sentado e pode fazer-se reserva, com a exceção do dia 12 de junho. A melhor parte? Se não conseguir mesa na noite de Santo António nem durante esta semana, pode sempre regressar já que esta festa acontece até 30 de junho.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Santos há muitos, mas para Lisboa só há Santo António na semana em que decorre um dos eventos preferidos dos lisboetas. O auge da festa acontece de 12 para 13 de junho, noite em que se comemora o santo casamenteiro, no entanto há muitos arraiais pela cidade durante todo o mês de junho.

Quem prefere evitar a confusão, pode sempre festejar nos dias que antecedem o Santo António, ou nos dias que se seguem a esta grande festa da cidade. Na fotogaleria acima reunimos cinco arraiais para celebrar com sardinhas assadas, bifanas, vinho e manjericos na semana de 10 a 17 de junho.

 

Farta do cheiro a sardinhas dos Santos Populares? Estes truques podem ajudar