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6 passos-chave para ser tornar uma empreendedora de sucesso

1. FOCO. É o mais importante: foque-se de corpo e alma no seu negócio. A conjuntura económica é um fator a ter em conta mas não deve impedi-la de prosseguir os seus objetivos: boas oportunidades surgem exatamente em períodos de crise e, muitas vezes, acabam por dar origem a grandes empresas.
2. CRIE A SUA MARCA PESSOAL. Para isso convém que tenha bem esclarecidas na sua cabeça as respostas às seguintes questões: Público-alvo: Quais serão os seus clientes? Pense no que realmente caracteriza o seu potencial público. Necessidade: Porque é que o seu público-alvo precisa de si? Porque é que voltará a recorrer aos seus produtos ou serviços uma e outra vez? (continua)
Concorrência: Com que empresas é que o seu público-alvo irá comparar a sua? Terá uma melhor resposta? Diferença: O que há de especial no que tem para oferecer? Em que é que difere da concorrência? Confiança: Por que é que o seu público-alvo deve acreditar naquilo que tem para oferecer? Qual é a sua credibilidade? Personalidade: Pense em termos de temperamento, atitudes, valores e conduta. Vão ao encontro das necessidades, atitudes e desejos do seu público-alvo? Se não forem, identifique as características a que pode dar mais destaque para cativar clientes.
3. O CORPO TAMBÉM FALA. Comunicamos mesmo estando em silêncio. Ganhe consciência da sua comunicação não-verbal: tudo o que passa pelos nossos pensamentos traduz-se numa resposta física uma vez que o seu corpo irá refletir o seu estado emocional. É, por isso, fundamental que cuide da sua alimentação e faça exercício físico, que melhora a energia e a vitalidade, e mantenha a sua imagem cuidada. Quando o seu corpo e o seu pensamento estiverem em sintonia irá projetar a motivação e autoconfiança necessárias para desenvolver qualquer projeto.
4. LIBERTE-SE! Decisão tomada, fuja de tudo o que pode impedi-la de avançar. Adote novas atitudes, atualize os seus conhecimentos, abra a sua mente a novas ideias.
5. COMUNIQUE. De nada serve ter um produto muito bom se ninguém souber que ele existe. Participe em eventos, socialize, conheça pessoas, esteja disponível para ajudar e colaborar no que for possível. Dedique tempo à sua marca online e lembre-se de que tudo o que colocar na Internet terá impacto na influência que exerce sobre a sua audiência.
6. PROCURE APOIO. O caminho para concretizar o seu projeto poderá passar por fases mais lentas, burocráticas, complicadas, eventualmente exasperantes, e sentir-se “sozinha” não ajudará. Contactar com pessoas que têm ou já ultrapassaram os mesmos problemas pode ser uma grande ajuda para atingir o seu objetivo.

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Quer ter o seu próprio negócio? Ganhe coragem e arrisque! Lembre-se de que a ideia pode ser boa mas não é tudo: tem de construir a sua marca, o que passa por conhecer-se (e sentir-se) bem. Eis os pontos fundamentais em que tem de pensar para se tornar um sucesso.

“Quando estou no meu melhor dou o meu melhor” é um dos lemas de Esther Liska, mentora do projeto Glow Woman Club, que tem por missão promover a liderança no feminino. Por isso, não é de estranhar que as suas recomendações incluam referências à alimentação e ao exercício físico: estar em forma irá ajudá-la a atingir os seus objetivos.

Licenciada em Relações Internacionais, com mestrado em International Business and Management pela universidade inglesa de Westminster e formações em Imagem Pessoal, Coaching e Programação Neurolinguística, entre outras, partilha aqui dicas fundamentais para as mulheres que querem criar a sua própria empresa