Publicidade Continue a leitura a seguir

8 truques para decorar a casa com pouco dinheiro

1. Pintar paredes. Esta é uma das maneiras mais baratas de conseguir uma mudança significante no estilo da sua casa. Pode misturar as cores ousadas com tons mais neutros, para diversificar sem cair em excessos.
2. Quadros e molduras. Podem ser caros, se forem comprados em lojas especializadas. No entanto, com arte e engenho é possível inovar. Por exemplo, pode pintar ou fazer colagens para criar um quadro invulgar ou até mesmo imprimir uma imagem que goste e emoldurá-la.
3. Dar nova vida aos objetos. Reciclar objetos antigos, ou que estavam destinados a ir para o lixo, é uma excelente forma de decorar a casa. Há quem transforme embalagens de vidro em castiçais e garrafas em lindos vasos decorativos. Quem souber pode ainda transformar um ‘abajur’ antigo num candeeiro moderno.
4. Sofás. Se o seu sofá está velho, manchado ou simplesmente está farto dele pode sempre comprar um novo tecido e usar como forro. Cubra toda a extensão do sofá ou use o tecido como manta. Complete a decoração com almofadas coloridas à venda em muitas lojas e com um preço acessível.
5. Móveis antigos. O estilo ‘vintage’ dos móveis antigos está em alta. Caso estejam danificados ou, se quiser modernizá-los, existem técnicas de pinturas em móveis que podem transformar radicalmente a peça. Contacte um especialista e peça um orçamento.
6. Caixas e caixotes. Costumam ser grandes aliados da organização mas também da decoração. Economizam espaço para guardar materiais e facilitam o transporte. As opções são variadas e baratas. Quanto às cores e materiais, podem ser de plástico, papelão ou acrílico, lisas ou estampadas, tudo conforme a sua criatividade.
7. Mesa de sala. Para a sala, escolha mesas de centro que tenham espaço para guardar objetos como caixas de CDs e DVDs, álbum de fotos e outros artigos que possam ser organizados num lugar fechado. Se a decoração da casa permitir, utilize bancos na mesa de jantar em vez de cadeiras para ganhar espaço.
8. Casas-de-banho. É preciso desde logo tomar uma opção: banheira ou poliban? Depois há que aproveitar o espaço existente debaixo do lavatório para arrumações, sendo que pode sempre optar por um móvel. A utilização de espelhos é muito importante, porque ajuda a dar mais amplitude. Tenha em atenção a escolha das cores e da iluminação. 

Publicidade Continue a leitura a seguir

Reciclar os objetos, aproveitar móveis ‘vintage’ e usar a imaginação são alguns dos segredos para uma nova decoração sem gastar muito dinheiro.

Da pintura das paredes, passando pela sala e casa-de-banho há formas de aproveitar todos os espaços e dar-lhes uma nova vida.


Veja também o artigo 7 erros de decoração a evitar