9 mitos e verdades sobre os benefícios da água com gás

woman in the kitchen

São várias as dúvidas associadas à ingestão de água com gás. Essencialmente, a água com gás trata-se de uma bebida gaseificada naturalmente, sendo que o dióxido de carbono sob pressão é dissolvido, num processo conhecido como carbonatação, característica que a torna efervescente.

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional. Será mesmo verdade que a água com gás tem todos estes benefícios?

Esclarecemos os benefícios da água com gás para a saúde e os mitos que se criaram sobre potenciais malefícios.

Facilita a digestão

Verdadeiro. Concretamente, as bolhas e mais particularmente o CO2 permitem uma melhor evacuação gástrica e, portanto, uma melhor digestão. No entanto, se sofre de aerofagia ou inchaço, a água com gás pode piorar a situação.

Evitar beber água com gás durante as refeições

Falso. O inchaço que se sente durante a refeição pode ocorrer porque se come muito e muito rápido, não por causa das bolhas. Por isso, beber água nas refeições é também benéfico, pois aumenta a sensação de saciedade e, com isso, permite comer menos.

Água com gás ajuda a perder peso

Verdadeiro e falso. Beber água com gás durante uma refeição envia um sinal de saciedade ao cérebro, o que impede de continuar a comer quando não estamos mais com fome, o que pode contribuir para o emagrecimento e também porque acelera a digestão. Mas é válido tanto para água com gás como para água sem gás.

Também os minerais contidos na água com gás ajudam a emagrecer porque é rica em magnésio e bicarbonato, reduzem a absorção de gordura e a acidez do corpo.

No entanto, pelo sal que contém, pode aumentar o apetite e promover a retenção de líquidos.

Água com gás pode ser consumida por qualquer pessoa

Falso. A água com gás é desaconselhada para quem sofre de hipertensão, por causa do sódio que contém. Quem segue dietas sem sal ou que retém água também deve privilegiar a água sem gás.

Água com gás é muito salgada

Falso. Nem todas as águas são salgadas. Na dúvida, o importante é sempre escolher água com o menor teor de sódio possível.

Água com gás tem mais benefícios nutricionais do que água sem gás

Falso. Com ou sem gás, a água fornece minerais, como cálcio e magnésio. O desafio é, portanto, ler atentamente o rótulo para escolher a água com ou sem gás, a que mais se adapta às suas necessidades.

Só podemos beber água com gás

Verdadeiro. Se não for muito salgada e se não houver problemas digestivos, pode-se beber água com gás diariamente. Contudo, aconselha-se a “variar a água com gás para obter mais minerais”.

Melhor consumir água com gás natural do que água gaseificada

Falso. Atualmente, nenhum estudo comprova essa teoria. A água de nascente com gás é mais natural, mas as contribuições nutricionais permanecem as mesmas.

Água com gás ajuda a combater reumatismo ou colesterol

É verdade. Os nutrientes da água com gás tratam certas doenças, como problemas renais, colesterol ou mesmo diabetes.