A atriz mais bem paga de Hollywood surge em 15º na lista mista

A desigualdade salarial é mesmo um drama em Hollywood. Se dúvidas houvesse, a lista dos atores masculinos mais bem pagdos de 2017 e publicada pela revista Forbes vem pôr o sonho da paridade de rendimentos ao nível da ficção científica.

Se, na semana passada, a conceituada publicação norte-americana apresentou a lista das atrizes mais bem pagas de Hollywood, com Emma Stone a liderar o ranking (cuja galeria pode rever acima), agora o elenco masculino vem provar que as mulheres continuam a anos-luz da igualdade nos salários.

O ator e produtor de cinema e televisão Mark Wahlberg surge no primeiro lugar do pódio desta listagem, reportando entradas de capital no valor de 68 milhões de dólares (57,6 milhões de euros), em 2017. Contas feitas, tal representa – nada mais, na menos, do que duas vezes e meia a mais do que Emma Stone (vencedora do Óscar de melhor atriz pelo filme La La Land) conseguiu reunir em igual período (26 milhões de dólares, ou seja, 22 milhões de euros)


Recorde os números da Forbes para as mulheres ao detalhe aqui.


Ryan Goslin, o ator que contracenou com Emma Stone no galardoado filme, surge exatamente na posição anterior à coprotagonista de La La Land, caso a listagem fosse mista. De acordo com a Forbes, o ator – que não recebeu qualquer óscar – acumulou 29 milhões de dólares (24,5 milhões de euros), valendo-lhe o 14º lugar desta tabela mista.

Somados os dez atores que mais ganharam em 2017, tal perfaz um total de 488, 5 milhões de dólares, isto é, 414 milhõies de euros. Se se replicar o exercício para a lista feminina, o total também fica muito àquem: 172.5 milhões de dólares (146.2 milhões de euros).

Discrepância salarial: “A luta que vamos ter que ter”

A atriz portuguesa Daniela Ruah abordou precisamente esta questão da desigualdade em entrevista ao Delas.pt. Há menos de um mês, o rosto que dá vida à investigadora policial Kensi Blye em NCIS – Los Angeles, era perentória: “Não há dúvida de que há uma discrepância entre o que as mulheres ganham e o que os homens ganham, essa é uma luta que vamos ter que ter”.

Ruah acalentava, contudo, a esperança na mudança, e não têm faltado mensagens de atrizes – mas também de atores – em torno da promoção da igualdade. “Tenho confiança que os movimentos políticos e sociais em geral conseguem resolver esse assunto, tal como outras questões na História. Há sempre uma falta de equilíbrio, quer seja culturas, etnias, homens e mulheres, e a voz das minorias acaba por falar mais alto e fazer com que a mudança aconteça”, afirmou a atriz.


Releia a entrevista de Daniela Ruah na íntegra aqui


A mesma publicação destaca ainda a disparidade em torno do número, mas sobretudo do tipo, de papéis entregues às mulheres na meca do cinema americano. Isto porque, repara a Forbes, os protagonistas que mais dinheiro capitalizam mostram todas as suas forças em filmes de ação e em blockbusters. Conclusões há já muito faladas e que foram até alvo de um estudo detalhado em 2016. Uma análise de 2016 que pode reler aqui.

Afinal, quem são eles e quanto ganharam?

O segundo lugar dos atores mais bem pagos está nas mãos de Dwayne “The Rock” Johnson ( que integrou o elenco do filme Marés Vivas) e que acumulou 65 milhões de dólares (55,1 milhões de euros). Segue-se-lhe o herói de Velocidade Furiosa, Vin Diesel, com 54.5 milhões de dólares (46,2 milhões de dólares).

Ainda na lista dos dez mais bem pagos estão Adam Sandler, Jackie Chan, Robert Downey, Jr. e, entre outros, Tom Cruise.

Imagem de destaque: Mario Anzuoni/Reuters