Publicidade Continue a leitura a seguir

“A forma como as mulheres respondem ao stress é diferente dos homens”

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer algumas técnicas e exercícios de gestão de stress para mulheres que Conceição M. Espada tem no livro 'Encontre o seu Equilíbrio'.
Respiração consciente: comece a treinar a respiração abdominal, fazendo sete vezes ao dia sequências de dez. Comece o seu dia com consciência da sua respiração abdominal, ao adormecer faça o mesmo.
Relaxamento progressivo: uma vez por dia, faça um exercício de relaxamento progressivo ao longo do corpo (comece nos pés e termine na cabeça), em que cada número corresponde a uma parte do corpo.
Meditação: faça diariamente um exercício de meditação de observação dos seus pensamentos, sem se identificar com eles. Sente-se de costas direitas, feche os olhos e imagine-se num quarto vazio, com duas portas à sua frente. Uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Concentre-se na sua respiração e comece a observar os seus pensamentos a entrarem, um a um, pela porta do lado direito e a saírem pela porta do lado esquerdo.
Exercícios de chi kung: se lhe for possível, e a gravidez não apresentar qualquer tipo de problemas (consulte o seu médico), aconselho que comece a fazer chi kung durante a gravidez, sobretudo exercícios para a zona pélvica.
Pinte e relaxe: pode também pintar mandalas ou, se tiver alguma aptidão criativa, pode desenhar ou pintar. Se possível, faça-o em ambiente tranquilo e com alguma música calma e relaxante.
Bola de energia: imagine e sinta uma bola de energia entre as suas mãos. Faça movimentos giratórios com as articulações das mãos, pulos e braços, para sentir e delinear os contornos da sua bola de energia entre as mãos.
Puxar energia: com as palmas das mãos viradas para a terra, inspire, levante os braços e estire as pernas. De seguida expire e baixe os braços e relaxe as pernas. Imagine e sinta que com as palmas das mãos traz energia da terra para cima ao longo do corpo.
Soltar o corpo: com os joelhos flexionados, gire o corpo através da rotação das ancas, e rode braços, ombros, pescoço e cabeça, tudo no mesmo sentido. Fazer suavemente, ou mais rápido se estiver cansada e necessitar de estimular energia.
Abanar os ombros: depois de fazer os exercícios anteriores, sinta que a energia flui através do seu corpo, dando-lhe uma maior flexibilidade e soltando alguns bloqueios existentes na zona dos ombros e costas.
Aqueça as palmas das mãos: uma na outra, sentindo a sua própria forma de sentir a energia (pode ser, calor, frio, dormência, peso); faça círculos à volta da cara como se estivesse a lavá-la.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conceição M. Espada foi diretora de uma revista de turismo durante 10 anos, mas uma experiência de quase morte levou-a a mudar de vida. Criou o seu próprio modelo de Gestão de Stress Holístico e atualmente trabalha como especialista em Gestão de Stress no SHA Wellness Clinic, em El Albir, Alicante. Recentemente lançou Encontre o seu Equilíbrio, um manual prático com técnicas e exercícios de gestão de stress para as mulheres.

“Este livro é muito dirigido ao stress feminino. A mulher tem ciclos em cada etapa da vida onde a forma como responde ao stress é distinta dos homens. Estamos numa fase em que as mulheres têm cada vez mais stress, vivem a um ritmo alucinante. Há dois tipos de stress que normalmente são vividos em simultâneo, que têm a ver com a maternidade e a vida profissional”, explicou ao Delas.pt Conceição M. Espada.

Para a criadora do modelo de Gestão de Stresse Holístico, as mulheres não são mais stressadas com os homens. Apenas reagem de forma diferente. É tudo uma questão hormonal.

“A forma como as mulheres respondem ao stress é diferente dos homens. Começam a ter sintomas físicos e emocionais que são sinais de alerta muito mais comuns e regulares do que os homens. Normalmente os homens para aceitarem que estão em stress têm de chegar a um ponto de quase rotura“, clarificou a especialista.

Igualdade de género sem competir para se ser igual aos homens

Nos últimos 25 anos em que se dedicou à temática do stress, a portuguesa tem trabalhado com mulheres do mundo inteiro. No mundo ocidental, as mais stressadas são as que vivem em Londres e Nova Iorque. No entanto, na cultura árabe encontra-se um outro tipo de stress, mais emocional.

“Há um stress que é comum no mundo ocidental e está relacionado com o facto de as mulheres terem vários papéis e um ritmo aceleradíssimo a todos os níveis. Cada vez há mais mulheres, no mundo inteiro, que são quadros executivos de grandes empresas e mães, tudo ao mesmo tempo, provocando um grande nível de stress”, afirmou Conceição M. Espada.

Apesar de defender a igualdade de género em termos de tratamento e oportunidades, a autora considera que não nos podemos esquecer de que as mulheres têm características físicas, emocionais e hormonais diferentes dos homens.

“Não podemos, de maneira nenhuma, querer ser iguais aos homens. Temos de ter condições iguais no tratamento e na valorização, mas não porque somos iguais a eles. Hoje em dia as mulheres andam numa competição louca consigo próprias para serem iguais aos homens e isso faz com que elas saiam do seu ritmo. Ao saírem do ritmo, saem do seu equilíbrio”, defendeu a praticante de chi kung e meditação.

Fazermos a gestão do ‘nós’ como fazemos a gestão de um negócio

Na opinião da especialista, para que esse equilíbrio seja alcançado, a igualdade de género tem de começar a ser trabalhada dentro de casa.

“A mulher continua a educar os filhos rapazes de forma diferente e a permitir uma série de coisas ao companheiro. Acredito que a única forma de haver equilíbrio é a mulher encontrar estabilidade entre o seu lado masculino e feminino, que não são iguais, e depois começar a educar tudo o que seja masculino à sua volta também de uma forma equilibrada”, disse Conceição M. Espada.

Em Encontre o seu Equilíbrio, a autora tem vários exercícios e atividades que devem ser feitos diariamente para aumentar o bem-estar e evitar que se chegue a picos de stress muito elevados (mostramos-lhe alguns na galeria de imagens no topo do texto).

“No outro dia dei uma palestra a empreendedores de várias startups em que lhes dizia que não nos podemos esquecer que o negócio mais importante de cada um de nós somos nós próprios. Portanto, da mesma forma que fazemos a gestão de um negócio temos de fazer gestão de nós. Isso tem a ver com a nossa energia, capacidade de dormir e exercícios que temos de fazer, para não chegarmos a situações limite”, acrescentou a mulher que teve mais de 15 anos de meditação budista com S.S. Dalai Lama e rinpoches tibetanos.

Ficha técnica do livro:

‘Encontre o seu Equilíbrio’, de Conceição M. Espada. Editora Manuscrito, 14,90 euros.

 

Quer aliviar o stress? Já há uma sala onde partir coisas à vontade