Publicidade Continue a leitura a seguir

A primeira “it girl” de Oprah quer dar poder às mulheres

Oprah Winfrey com algumas das 152 primeiras alunas da sua Academia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 2007, Mpumi Nobiva era apenas uma das 72 meninas que iam ter acesso à educação graças à escola fundada na África do Sul pela apresentadora norte-americana Oprah Winfrey – a Academia de Liderança para Raparigas de Oprah Winfrey. Quase uma década depois, Nobiva partilhou no Twitter o diploma de fim de curso, com nota máxima em Estudos Multidisciplinares.

“Partilha a tua história, inspira a coragem” é o lema de vida da jovem, cuja mãe morreu quando Mpumi tinha apenas nove anos e a figura do pai nunca esteve presente. Criada pela avó, empregada de limpeza, e pelo avô, mecânico, “a vida nunca foi fácil”: “Tive de me tornar mais responsável por mim própria, mas sempre senti que era amada.”

A sua história é de superação e Nobiva, hoje figura permanente em várias palestras motivacionais, tanto no estado na Carolina do Norte, onde vive, como na sua terra natal, quer inspirar as mulheres de todo o mundo. “Elas são capazes. Elas valem a pena. A minha história é a prova de que uma rapariga consegue transformar a sua vida através da educação e do envolvimento na sua comunidade”, garante.

Com parte da sua formação concluída, Nobiva quer concentrar-se agora num mestrado em Comunicação Estratégica: “Quero aprender este poder que tenho dentro de mim para servir as nossas mulheres africanas.”

No ano passado, a ativista viveu seis meses na Cidade do Cabo, num programa da Universidade da Carolina do Norte com a Universidade da cidade sul-africana. Na sua estadia pelo país onde nascera, Nobiva tornou-se embaixadora da causa solidária Relate Bracelets, uma Organização sem Fundos Lucrativos que ajuda os mais carenciados.

A jovem estudante confessou que um dos seus sonhos é poder discursar na Organização das Nações Unidas e na União Africana.