Os Abba estão de volta ao estúdio

RTXZCLM

Os Abba vão voltar a gravar, depois de 35 anos de interregno. A formação sueca anunciou na sua conta de Instagram que vai regressar ao estúdio para gravar dois temas novos e que a decisão foi tomada depois da digressão avatar. No mesmo comunicado Agnetha, Benny, Bjorn e Anni-Frid acrescentam que sentem que o tempo não passou por eles, que foi apenas um período de férias que os separou e que estão muito contentes com a experiência.

❤️ #abbaofficial #abba

A post shared by @ abbaofficial on

Passado tanto tempo talvez se tenham mesmo esquecido as agruras da banda que pôs a Suécia nas bocas do mundo a partir dos anos 70. A verdade é que nem toda a história dos ABBA é envolta em alegrias. Formaram-se em 1972 e quando se apresentam no Festival Eurovisão da Canção, em 1974, rebentam para o mundo. Além das músicas alegres e com uma técnica novas de vocais, à época, o romance ou a coincidência de a banda ser formada por dois casais resultava numa mistura de popularidade e sedução de massas que que foi sabiamente explorada. Björn e Agnetha estavam casados quando se fez a formação do quarteto, Benny e Frida casaram-se depois, em 1978.

Foi auge da fama dos ABBA, os casais começam a ter problemas. A conciliação das digressões mundiais – pelos EUA e Austrália – com gravidezs, filhos e pressão dos fãs levou à mudança radical de estilo de vida. Em 1980, Björn e Agnetha separam-se e essa separação reflete-se nas letras e nas músicas da banda. Em 1981 é a vez de Benny e Frida se divorciarem. Em 1982 foi lançado o último álbum com temas originais, mas apenas dois, num disco duplo que funcionaria como Best Of, o The Singles – The First Ten Years.

Em baixo pode ouvir e ver alguns dos temas mais importantes da banda.

Mamma Mia (1975)

Dancing Queen (1976)

Take a chance on me (1977)

Chiquitita (1978)

Head over heels (1981)