Aitana Lopez, influenciadora criada por IA ‘ganha’ três mil euros por mês

Aitana Instagram
[Fotografia: Instagram/Aitana Lopez/The Clueless]

Já é rosto de marcas como suplementos desportivos e pode cobrar mil euros por post patrocinado. Aitana Lopez, 25 anos, do signo Escorpião, natural de Barcelona, Espanha, é uma influenciadora que foi concebida de raiz pela Inteligência Artificial e, segundo o seu criador, o designer Rubén Cruz, já ganha em média três mil euros por mês, mas pode chegar mesmo aos dez mil.

“Percebemos que muitos projetos estavam a ser suspensos ou cancelados devido a problemas que escapavam ao nosso controlo. Muitas vezes a culpa era do influenciador ou do modelo e não devido a problemas de design”, relatou Rubén Cruz ao site Euronews.

[Fotografia: Instagram/Aitana Lopez]

Aitana – que até já recebe convites de celebridades a sério – já soma no Instagram 168 mil seguidores e, para lá das imagens de pose que se pode ver no histórico das imagens, partilha o seu dia-a-dia: o pequeno-almoço, os treinos, tudo.

No primeiro mês percebemos que as pessoas acompanham vidas e não imagens. Como ela não está viva, tivemos que dar a ela um pouco de realidade para que as pessoas se pudessem identificar de alguma forma”, explica o responsável pela criação.

Um quotidiano que é definido em reuniões semanais e preparado nesse sentido. “Pensamos nos gostos, hobbies e nichos que têm vindo a ser tendência nos últimos anos”, especifica em conversa com a Euronews, justificando a escolha de um visual que remete para o oriente e para o universo dos jogos, de onde ressalta o cabelo rosa.

Rubén Cruz revela que a empresa que fundou, a Clueless IA, já conta com uma segunda influenciadora nos mesmos moldes. Porém, Maia Lima, bissexual, de 24 anos, do signo Sagitário e natural de Buenos Aires, Argentina, é “um pouco mais tímida e pura”, explica.

[Fotografia: Instagram/The Clueless]

“É uma pessoa inocente e solitária, que desfruta da sua independência sem vínculos afetivos”, lê-se na descrição apresentada pela agência.