Alimentar os cães com carne crua pode ser perigoso para os donos, afirma estudo

cães
[Fotografia: Amina Filkins/ Pexels]

Um estudo publicado nas revistas One Health e no Journal of Antimicrobial Chemotherapy e levado a cabo por estudiosos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, concluiu que alimentar os patudos com carne crua pode ser prejudicial para a saúde dos donos.

Apesar de haver quem acredita que alimentar os nossos amigos de quatro patas com este tipo de preparado seja a melhor opção, a verdade é que não é bem assim. A carne crua pode levar a problemas de saúde, pois contém bactérias resistentes a antibióticos que podem conduzir a infeções graves e até fatais.

O estudo, que envolveu 223 cachorros e 600 cães adultos, concluiu que os excrementos dos animais decorrentes deste tipo de alimentação podem conter bactérias como a E.coli, encontrada nos intestinos de seres humanos e animais e causa comum para doenças como sépsis, entre outras.

A bactéria pode ser transmitida do animal de estimação para o dono através das interações quotidianas.

Para a realização do estudo, os donos responderam a um questionário sobre a dieta e ambiente dos seus animais de estimação e forneceram ainda amostras das fezes dos mesmos.

Já no ano passado, um estudo desenvolvido na Universidade do Porto e apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosa, indicava esta possibilidade. Os investigadores analisaram, então, 55 amostras de alimentos de cães, de 25 marcas diferentes, que incluíam 14 tipos de crus congelados e para procurar bactérias como a Enterococci, verificando-se a presença da mesma.