Ana Moura, Cuca Roseta e Gisela João já têm sardinhas da Bordallo

Fado, futebol e salero. Há novas sardinhas no cardume da Bordallo Pinheiro com as fadistas a entrar neste mundo, com os três grandes clubes de futebol a passar a ter exemplares nos seus merchandisings oficiais e nomes espanhóis a entrar nesta quota de pesca que se intitula ‘Sardinha byBordallo’.

Mas vamos por partes. Três dos novos exemplares desta icónica coleção têm mão e voz de fadista: Ana Moura, Cuca Roseta e Gisela João. A elas e a apontar para o mercado espanhol, onde a empresa portuguesa diz estar em expansão, juntam-se as propostas da designer Agatha Ruiz de la Prada e novos quatro ilustradores espanhóis.

“Todos os anos tentamos trazer novidades e convocamos figuras públicas na área do fado, mas também do humor e chefes de cozinha, que este ano conta com Henrique Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic”, refere Nuno Barra ao Delas.pt. O administrador da Bordallo Pinheiro vinca que “como a coleção está a crescer bastante em Espanha, foram contactados quatro ilustradores conhecidos e temos uma feita por Agatha Ruiz de la Prada, é uma coleção muito variada”, defende o responsável.

A mulher quer-se como a sardinha: feminista

Os exemplares vão passar a estar à venda a partir desta quinta-feira, 18 de julho, e cada um custa €18,90. Há, porém, uma exceção. Uma sardinha de autor da autoria do escultor Jorge Pé Curto e numerada e 173 unidades, em homenagem à data da nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro. “A edição limitada é mais cara e gira torno dos 245 euros”, refere Barra.

Sardinhas vão passar a ir à bola

Para lá das novas apostas, há as que se querem tornar embaixadoras dos clubes. “As sardinhas que tínhamos associadas ao futebol vão passar a ser oficiais dos três clubes. Benfica, Sporting e Porto adaptaram as três sardinhas e vão passar a comercializá-las”, refere o administrador. “Não as criámos com esse intuito, mas os clubes acharam piada”, conta o administrador.

Barra revela que, entre as novidades, de destacar as propostas deixadas pelo ilustrador João Vaz de Carvalho. “Uma delas para os 600 anos da Madeira e outra dedicada aos Açores”, refere o administrador da Bordallo.

CB

Imagem de destaque: Montagem/Divulgação

“Hoje, o busto da República estaria completamente em perigo”. Será?