As emoções podem ser “contagiosas”, é um facto. Se alguém ao nosso lado está feliz ou triste, tal acaba por afetar o nosso humor, mas será que o mesmo acontece com o stress?
Vários estudos indicam stress pode ser “contagioso”. Conviver com pessoas que estejam constantemente em stress e ansiosas vai acabar por nos afetar. Ou seja, cria-se um stress empático. Mas sabe como é que ele funciona? Nós somos como uma esponja e absorvermos tudo o que nos rodeia, bom e mau.
Este tipo de stress pode ser desencadeado por uma expressão facial, pelo tom de voz, ou até um comportamento, pois ocorre um efeito espelho. Ou seja, em resposta a esses comportamentos surge o stress empático, especialmente se for com alguém que conhece.
E sabe como se descobrir se sofre deste tipo de stress? Sentir-se stressado quando pensa que não tem razão para estar pode ser um sinal de stress empático. Ficar muito pessimista, ansiosa, cansada ou triste por causa de um problema que não é nosso são outros fatores que deve ter em conta.
Mas para além dos sinais psicológicos também deve estar atenta aos sinais físicos. Sensação de peso emocional, dormências, dor de cabeça, entre outros são alguns sinais de stress empático.