Publicidade Continue a leitura a seguir

Aprenda a aquecer a casa sem comprometer a saúde

Siga as fotos da galeria e veja os conselhos deixados pelos especialistas em habitação. [Fotografias: Shutterstock]
1. Ventilar: Uma casa que não seja ventilada diariamente nunca será uma casa saudável. O frio exterior é pouco convidativo a janelas abertas, mas é importante deixar a casa respirar. Ao acordar, aproveite para abrir as janelas e deixar o ar circular dentro de sua casa.
2. Sistemas de aquecimento: Quando o frio se fizer sentir, evite sistemas de aquecimento por convecção, que secam o ar e arrastam pó e partículas em suspensão. O ideal é optar por sistemas de radiação térmica.
3. Humidade dos espaços: Coloque um termo higrómetro (de baixo custo) nos espaços para controlar a humidade, a qual deve estar compreendida entre 40% a 60%. Este aparelho armazena o valor mínimo e máximo alcançados em determinado intervalo de tempo e, geralmente, tem dois mostradores que permitem a visualização da humidade e da temperatura em simultâneo.
4. Utilize um medidor de Radão: Esta é a melhor época do ano para fazer uma análise laboratorial a este gás presente no interior de nossas casas; para isso, coloque um medidor de Radão em cada piso da sua habitação. O aparelho mede a concentração do gás e, caso se conclua que os níveis estão superiores aos limites recomendados, deverá ventilar todos os espaços.
5. Atenção à temperatura do seu quarto: Sabe bem descansar o corpo e a mente num quarto quente e confortável, mas é importante controlar os níveis de humidade relativa ao ar neste espaço. A temperatura ideal para dormir são 18º, e lembre-se, mesmo que aumente a roupa na cama, a regra é: “pés quentes, cabeça fresca”.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com as temperaturas a descer, a necessidade de reforçar o aquecimento das casas contra o frio é maior. Mas na procura de um maior conforto, há comportamentos que acabam por se tornar fatores de risco e que podem pôr em causa a saúde e o ambiente doméstico.

Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes, especialistas em habitação e autores do livro Uma Casa Mais Saudável, uma Família mais Feliz (editado pela Esfera dos Livros), ensinam a preparar a casa para os dias de inverno, evitando possíveis esquecimentos ou atitudes negligentes e pouco saudáveis.

Na galeria, em cima, veja as cinco dicas essenciais deixadas pela arquiteta e pelo geógrafo.