As insónias podem aumentar o risco de AVC

pexels-cottonbro-studio-6941117
[Fotografia: Pexels/ Cottonbro Studio]

A insónia é um “monstro” difícil de se derrotar. A luta para adormecer é extensa e cansativa. Contudo, essa dificuldade pode aumentar a probabilidade de ter um derrame, mesmo em pessoas jovens, segundo um novo estudo.

Cientistas da Universidade Commonwealth de Virgínia, nos Estados Unidos, afirmam que ter de um a quatro sintomas de insónia aumenta em 16% o risco de sofrer um AVC, mesmo que seja tão leve como o cansaço pela manhã. Especificando, um derrame é a condição em que o sangue é impedido de chegar ao cérebro. Os sintomas do distúrbio do sono associados ao AVC incluem dificuldades para permanecer a dormir, acordar muito cedo, não conseguir voltar a adormecer depois de acordar e não se sentir descansado pela manhã.

A equipa de investigadores descobriu que o risco de derrame subiu para 51% para aqueles que apresentavam de cinco a oito sintomas de insónia. A associação entre o sono e o risco de AVC foi mais comum em pessoas com menos de 50 anos. Já para pessoas acima dos 50, a taxa de risco é cerca de 38%. Todos os riscos aumentaram ainda mais naqueles que sofrem com depressão, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.