Há mais de mil monumentos espalhados pelos cinco principais bairros de Nova Iorque, sendo que 150 correspondem a estátuas. Mas sabe quantas delas homenageiam mulheres de carne e osso? Apenas cinco.
É por isso que surgiu a She Built NYC (ou Ela Construiu Nova Iorque), numa alusão aos monumentos e às figuras que têm vindo a marcar a história da cidade, mas que aparentemente se ficam por um rodapé nos manuais. Sim, é verdade que a mais famosa das estátuas, a da Liberdade, destaca uma figura feminina, mas que papel desempenham as reais? Percorra a galeria e fique a conhecer as únicas mulheres que têm direito a estátua em Nova Iorque.
A campanha foi lançada há um mês pela mulher do presidente da câmara Bill de Blasio, Chirlane McCray e por Alicia Glen, com a pasta da habitação e desenvolvimento económico. Um site da cidade incentiva a população de Nova Iorque a votar até dia 1 de agosto numa figura feminina que gostassem de ver distinguida em pedra. “A She Built põe as mulheres no lugar onde merecem estar – num pedestal”, disse Glen ao The Independent.
Estamos nas bancas! E há (pelo menos) estas 10 razões para nos ler