Publicidade Continue a leitura a seguir

As zonas do corpo que todos nos esquecemos de proteger do sol

Proteger o couro cabeludo é importante se não quiser ficar a pelar da risca ao meio.
Não chega proteger as coxas e pernas é preciso proteger o rabo, já que esta é uma das zonas mais expostas quando apanha sol da barriga para baixo.
Pés. Proteger os pés é importante porque estão muito mais expostos que habitualmente e são bastante propícios a apanhar escaldões.
Proteger a cara e decote é natural mas muitas vezes não nos lembramos de passar creme no pescoço. É importante proteger a parte de trás do pescoço porque quando apanhamos o cabelo a nuca fica a descoberto.
Pode parecer esquisito, mas é fundamental passar creme nas virilhas, já que esta é uma zona bastante sensível do corpo. Para facilitar a aplicação do creme nesta zona, ponha o creme antes de vestir o fato de banho.
Talvez sinta que é desnecessário proteger as axilas mas se estiver uma tarde inteira a jogar raquetes ou adormecer de braços para cima, o escaldão debaixo dos braço é garantido.
A parte de trás dos joelhos é muito importante de proteger. Se apanhar um escaldão nesta zona vai ter bastantes dificuldades em andar e pode esquecer as calças de ganga durante uns dias.
Esta é a parte do corpo de que todos nos esquecemos: as orelhas! Esta zona apanha escaldões muito facilmente, sobretudo se andarmos de cabelo apanhado.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passar o dia na praia a apanhar sol como uma lagartixa é para muitos a definição perfeita de férias. O desejo de ficar bronzeados, ou a simples necessidade de descanso que nos leva a adormecer debaixo do tórrido sol de verão, leva-nos a uma exposição solar muito mais elevada do que no resto do ano.

É por isso que é indispensável aplicar creme protetor solar nesta altura do ano. Mas não chega fazê-lo apenas em algumas zonas do corpo, é preciso barrar todo o corpo sem esquecer nenhum cantinho. É que tal como quando varremos o chão, não o podemos considerar bem varrido se faltar algum canto, também não podemos considerar que temos a pele protegida se nos faltar uma parte do corpo.

O risco para a saúde está em qualquer escaldão independentemente do seu tamanho. Há zonas do corpo que são frequentemente esquecidas, o que significa que estão a ser expostas ao sol de forma repetida sem qualquer tipo de proteção.

Na galeria acima irá encontrar as zonas do corpo que mais frequentemente nos esquecemos de proteger. Decore cada uma delas.

A principal causa do cancro de pele é a exposição excessiva e de forma inadequada ao sol. Segundo dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo estima-se que sejam diagnosticados novos 12.000 casos de cancro de pele em 2018 no nosso país.

Imagens: Shutterstock

Os benefícios do sol para a pele