Avós em campo. Futebol para ‘atletas’ com mais de 50 anos

footeuses facebook
[Fotografia: Facebook]

Sylvie tem 54 anos, Olga mais de 50, Martine tem 68 e Pierrete está nos 74. Estas quatro francesas têm em comum, e a par de cerca de duas dezenas de praticantes, os factos de já serem avós, de gostarem de futebol e de se equiparem a rigor para a modalidade e treinarem com crianças.

Assim nasceu a associação Footeuses à Tout Ages, uma agremiação que quer levar as mulheres mais velhas a continuarem a praticar desporto, neste caso futebol, pisando os mesmos relvados que os atletas mais jovens da região onde estão: a Bretanha.

A presidente da associação, Marie-France Gosselet deu o pontapé de saída para esta iniciativa há dois anos, quando a taça de futebol feminino mundial decorria em França.

Envolvidas no espírito, várias mulheres constituíram-se em equipas de futebol e começaram a treinar. Da brincadeira nasceu a associação e agora, todas as semanas, as avós de 50 anos e mais treinam com crianças de clubes de futebol geograficamente próximos. “Atualmente, são oito, mas esperamos que o número aumente rapidamente”, conta a presidente.

E se a distração é um benefício, o desporto praticado não o é menos. Marie-France Gosselet, que recebe uma pensão por invalidez para fibromialgia, revela que muitas das mulheres que alinharam neste jogo notam melhorias na saúde. “Muitas dessas avós do futebol descobriram os benefícios do futebol para a saúde depois de lidar com doenças ou momentos difíceis na vida”, refere a presidente citada pelo site francês 20 minutes.