Publicidade Continue a leitura a seguir

Casamento pequeno? Sim! Sim! 10 motivos a favor

1. Será mais luxuoso. Um casamento pequeno não é sinónimo de um orçamento reduzido. Fixe um orçamento e lembre-se, quanto menos gente, mais poderá gastar naqueles detalhes com que sempre sonhou.
2. É mais pessoal. Num casamento pequeno conseguirá mais facilmente meter mais de si. Ser você própria e mostrá-lo. Quer batidos, sushi ou algodão doce porque é algo que adora? Num casamento com menos convidados, sinta-se à vontade.
3. Aumenta as possibilidades de escolha de um local. Se há sítios em que o catering fica demasiado caro ou se não há lugares para todos os convidados, isso nunca vai acontecer num casamento pequeno.
4. Pode casar onde sempre sonhou. Sempre quis casar em Veneza ou em Paris, mas o custo de levar todos os convidados seria astronómico o que o tornava impossível? Opte por um casamento pequeno e tornará o seu sonho possível.
5. É ótimo para noivas tímidas. Pode ser o cabo das tormentas para si ser o centro das atenções. Dizer os votos matrimoniais, falar em público em frente a mais de uma centena de pessoas parece-lhe assustador? Num casamento pequeno torna-se mais fácil, pois à partida, conhecerá bem todos os presentes.
6. Maximiza o tempo com os convidados. Menos convidados vai significar mais tempo cara a cara com cada um dos seus entes queridos. Se num casamento grande passaria a maioria do seu tempo a cumprimentar indivíduos, ao diminuir os convidados ficará com bastante mais tempo para estar com quem realmente quer.
7. Evita os dramas familiares. Ao reduzir a lista de convidados vai evitar ter de convidar todos os familiares e amigos distantes. A tia da mãe, o cunhado da avó da noiva, o tio-avô que viu uma vez quando era pequena. Para não falar nos grupos de amigos que tem de convidar ao género de pacote, em que não pode convidar um ou dois, sem convidar todo o batalhão.
8. Vai dizer mais vezes que sim. Spoiler alert: os noivos vão ser o centro das atenções. Todos os convidados vão pedir uma foto, um brinde, que conte aquela história engraçada... Ora com mais de 100 convidados, a palavra que mais vai dizer durante o dia é NÃO; mas com menos convidados vai poder aceitar os pedidos com outra frequência.
9. Terá um dia mais relaxado - Poucos convidados equivale a menos pressão e stress. Sentir-se-á mais confortável e aproveitará mais o momento simplesmente com os seus amigos chegados e família ao seu redor.
10. Será memorável. As pessoas relembram casamentos pequenos, porque ainda são uma minoria hoje em dia. Os convidados sentem-se especiais por terem estado presentes naquele dia, o que levará a que nunca se esqueçam do momento. E claro, pelo facto de que com o dinheiro que poupou em convidados, pode tornar o seu casamento num acontecimento épico.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ponderar e planear um casamento não é tarefa simples. O que fazer, como, quando, onde são algumas das imensas perguntas que deve colocar a si própria e ao futuro cônjuge.


Veja ainda o artigo Nós dizemos-lhe como se vestir para um casamento com peças dos €7 aos €70


Apesar do aumento dos casamentos pequenos nos últimos tempos a generalidade dos casamentos costuma ter com mais de uma centena de convidados. O que pode nem sempre ser a melhor escolha.

A crise não é a única razão que a deve fazer ponderar um casamento pequeno. Uma cerimónia com poucas pessoas tem outras vantagens também, como lhe mostramos na nossa galeria.