Cinco regras (a ter à mesa) vindas da terra onde se vive mais no mundo

E se além dos alimentos que consumimos também a forma como estamos à mesa influenciasse o tempo que vivemos? E não estamos a falar de regras de boas maneiras, como não falar de boca cheia ou comer de boca fechada. Para os okinawenses, habitantes da terra onde se vive mais no mundo, existem alguns mandamentos a cumprir na hora das refeições, sendo esses o segredo para uma vida longa e saudável.

Neste artigo reunimos cinco desses mandamentos – pode vê-los na galeria de imagens acima – que pertencem à Dieta de Okinawa, um ilhéu japonês mais conhecido por ‘ilha do século’. É um dos lugares com maior taxa de esperança média de vida, tendo a sua população tendência para ser centenária, chegando quase toda aos cem anos e de boa saúde. Nesta região, a principal causa de morte são sobretudo doenças pulmonares, que nada têm a ver com obesidade ou doenças associadas.

No livro O Método Japonês Para Viver 100 anos, a autora e jornalista Junko Takahashi afirma: “Sempre se disse que a longevidade dos habitantes de Okinawa se devia em grande parte à cultura, diferente da do resto do país”. O segredo dos okinawenses parece então estar não comida, mas na forma de comer.

Enquanto povo japonês, estes cidadãos mantêm igualmente os hábitos alimentares do Japão, a diferença encontra-se apenas nas regras que têm à mesa e que (ao que parece) lhes têm permitido alcançar uma longevidade ainda maior.

Percorra a galeria de imagens acima e descubra quais as regras a ter à mesa segundo a dieta de Okinawa, para uma vida mais longa.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

12 segredos para chegar aos 100 anos com saúde

Disneyland Paris, o lugar onde o Natal começa mais cedo