Cinco sinais de que está com alguém que tem medo do compromisso

amor casamento ciência medo compromisso mulher homem namoro
[Fotografia: Unsplash/Ravi Roshan]

Para tomar uma decisão mais bem informada, aqui ficam cinco sintomas de que poderá estar a ter um relacionamento com uma pessoa que receia o compromisso, tal como compilou a psicoterapeuta e consultora na área de psicologia.

Em primeiro lugar, as pessoas podem ter medo de saírem magoadas da relação, sendo incapazes de estar de forma vulnerável numa relação, preferindo manter a “guarda” elevada.

De seguida, há quem tenha medo de ser rejeitado e disfarça bem este sentimento. Ficam magoados com facilidade e levam qualquer comentário para o lado pessoal.

Medo de fazer planos. Existe quem tenha tanto receio do compromisso que ‘foge’ de marcar datas para conhecer os pais ou insiste em adiar férias, sem dar uma justificação que seja cabal.

Este tipo de pessoas que tem medo de compromisso não tem muitos amigos à sua volta porque tem medo de se “abrir” com os outros no sentido de criar uma relação de amizade.

Desconfortáveis com os rótulos. As pessoas ficam com medo de colocar um nome ou um significado nos relacionamentos porque não se querem comprometer com a pessoa.