Como escolher o creme certo para o seu bebé

A pele dos bebés é mesmo muito diferente da pele dos adultos, por isso é fundamental que se cuide com produtos adequados às suas características. Existem muitas marcas de cosméticos com linhas especificamente pensadas para bebé, e com tanta escolha às vezes é complicado escolher a mais adequada.

Para saber como devemos escolher os cremes e produtos de higiene mais adequados para recém-nascidos falámos com Vera Ortigão, enfermeira de neonatologia. “O que se deve procurar num produto para bebé é que interfira o menos possível com o estrato córneo que é o que lhe fornece mais proteção. Produtos inadequados podem danificar a pele e isso aumenta a suscetibilidade a infeções, diminui a capacidade de regulação da temperatura e há uma maior desidratação”, explicou ao Delas.pt a especialista em bebés.

Mas como é que sabemos se determinado produto é bom? “Primeiro devem procurar produtos que tenham sido testados em bebés, sobretudo testados em prematuros – esses são os mais seguros de todos porque os prematuros são os bebés com a pele mais frágil de todas. Além disso têm de ser produtos suaves, com pH neutro ou ligeiramente ácido, porque a pele tem uma camada chamada manto ácido que ajuda a proteger das infeções e não queremos alterar esse pH ácido que a pele do bebé já tem naturalmente”.

A pele do recém-nascido é muito mais frágil porque todas as camadas são mais finas e menos maduras que na pele adulta. Quando nascemos, o nosso corpo vem coberto por uma camada protetora que se chama vernix, muito semelhante a uma fina camada de sebo, composta 80% por água, proteínas e gordura, e fundamental para manter a pele do recém-nascido protegida e saudável. As linhas especificas para bebé devem ainda ser utilizadas pelo menos no primeiro ano de idade, e idealmente estender-se até aos 2 ou 3 anos.

Veja na galeria alguns produtos para bebé existentes no mercado.

Enfermeira Vera: a especialista em bebés que vai a sua casa