Como por fim a um relacionamento recente de forma educada

Portrait of young couple in living room looking each other.
[Fotografia: Istock]

Pior do que criar expectativas ou fazer perder tempo a alguém, é adiar o momento da confrontação com a verdade, evitando desculpabilizações, sempre constrangedoras.

Por termo a um relacionamento é tudo menos simples ou fácil, mesmo sendo de curta duração. Se é mesmo inevitável, então o segredo é fazê-lo o mais depressa possível para que todos possam prosseguir.

A edição norte-americana Cosmopolitan reuniu algumas das formas menos duras de comunicar uma decisão difícil desta natureza sem que haja margem para conflitos em crescendo.

E se a sinceridade emerge como um dos fatores-chave na forma de dialogar, é importante que esta tenha também em conta as emoções dos outros. Ser duro de forma gratuita é algo que deve ser evitado em toda a linha.

Já agora, fazê-lo pessoalmente é sempre uma prioridade. Esconder-se atrás de mensagens de telemóvel ou chats ou ainda emails não é, de todo, a melhor solução.

Veja abaixo as recomendações reunidas por aquela publicação:

Direto e honesto

A companhia pode ser simpática, mas a falta de química ou mesmo a possibilidade de estar a desenvolver outro tipo de relacionamentos devem ser tidos em conta e podem ser ditos de forma educada.

Como por exemplo, “acho que é uma pessoa maravilhosa, mas simplesmente não sinto nenhuma atração. Sinto muito” ou “Gostei de estar consigo, mas a química simplesmente não está lá” ou ainda “Desculpe, mas não estou interessado em um relacionamento”. “Não estou interessado em namorar agora, mas obrigado, significou muito para mim” pode ser também uma possibilidade.

Um adeus elogioso e um obrigada

Ainda que não exista química, não quer dizer que não elogie uma ou outra característica que tenha valorizado na pessoa. “Acho atraente, mas não estou romanticamente interessado” ou “obrigada, estou lisonjeada, mas não estou interessado”.

Pode-se sempre “recusar educadamente e agradecer por ter perguntado, o que provavelmente fará com que o outro se sinta melhor em relação à rejeição.”

Estes são os quatro sinais de que deve terminar um relacionamento