Publicidade Continue a leitura a seguir

Como se define o luxo

Como é que define luxo?
"O que é o luxo muda muito, porque é como quando damos um presente a nós próprios. Antigamente o luxo era exclusividade, hoje sabemos que é muito mais do que isso. É um conceito cada vez mais amplo. Mas do ponto de vista do momento em que nos damos um presente, e não tem de ser necessariamente um objeto pode ser uma experiência." Daniela Falcão, CEO da Globo Condé Nast.
"A definição de luxo mudou bastante e a tecnologia tem um papel importante nessa mudança. A evolução já está a alterar a forma como as coisas são fabricadas, o tipo de materiais. E isso vai mudar cada vez mais a definição de luxo" Sophie Hackford, futurista.
"Quando vivemos em Nova Iorque o luxo é ter espaço e silêncio." Hervé Pierre, designer de moda e conselheiro de estilo de Melania Trump, na fotografia com Suzy Menkes
"Para mim luxo é tempo, porque hoje em dia é o que mais nos falta. Por outro lado luxo é algo com que as pessoas se identificam e que as faça sentir especiais." Luís Onofre, Presidente da APICCAPS
"Acho que o luxo é um conceito muito pessoal, está muito relacionado com a maneira como arranjamos conforto para nós próprios. Já não está tão relacionado com o preço, mas sim com a necessidade que temos de ter alguma coisa". Edward Enninful, diretor da Vogue Britânica REUTERS/Alessandro Garofalo
"Para mim o luxo é partilhar, é ter acesso a coisas que antes não tínhamos. Na AWAYTOMARS o nosso objetivo é dar acesso a designers que as pessoas não conheciam antes. Ao contrário da definição de luxo que o caracteriza como algo escasso, eu acho que o luxo se deve definir pelo acesso. Acho que luxo é design acessível." Alfredo Orobio, fundador da AWAYTOMARS
"O luxo no futuro tem de ter uma dimensão ética, vai ser interessante ver como a indústria da moda vai lidar com isso. Isso vai ter implicações na forma como as pessoas vão comprar, acho que os consumidores vão privilegiar comprar algo com significado e com responsabilidade social." Filipe Oliveira Baptista, diretor criativo da Lacoste.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa recebeu a Conferência de Luxo da Condé Nast Internacional, onde se discutiu o que é o luxo. Durante as palestras que decorreram entre os dias 18 e 19 de abril foram várias as abordagens ao futuro do luxo, mas o que é realmente um artigo de luxo é algo controverso.

Para Suzy Menkes, a anfitriã do evento, um artigo de luxo “é algo que se pode tocar, que dá uma ótima sensação ao toque, que cheira lindamente, e que todas estas características se relacionam com uma pessoa e não estão apenas ligadas a uma hashtag ou uma grande palavra numa t-shirt”, mas há quem tenha outras definições para a mesma palavra.

O Delas.pt falou com alguns dos nomes mais importantes da indústria da moda para saber como é que definem o luxo (veja as respostas na galeria). A conclusão a que chegámos é que este é um conceito extremamente pessoal, no entanto, fica a certeza de que a definição de luxo mudou nos últimos anos e que o preço já não é o seu principal fator.

O que é o luxo? Uma questão em aberto para Suzy Menkes