Cortar o cabelo não o ajuda acrescer. Este e outros mitos capilares que deve desfazer

cabelo
[Fotografia: Element5 Digital/ Unplash]

Técnicas milagrosas, máscaras caseiras, produtos revolucionários, todo o tipo de truque é válido na hora de tratar do nosso cabelo.

Todos os dias surge uma tendência ou um produto que promete revolucionar o nosso cabelo e fazê-lo crescer mais forte e brilhante. Mas a verdade é que essas “mezinhas” nem sempre funcionam e não passam de uma moda ou mito.

O que funciona para uma pessoa pode não resultar para outra também. Na hora de fazer qualquer tipo de tratamento capilar, é preciso ter em conta o tipo de cabelo e perceber quais os produtos mais indicados.

Sendo assim deixamos aqui alguns mitos sobre este assunto.

Cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais depressa

Quem nunca ouviu dizer que se quer que o cabelo cresça mais rápido o melhor é cortar? Pois bem, a realidade é que não é bem assim até porque o crescimento parte da raiz. Contudo, cortar as pontas duplas e espigadas dá a sensação de um cabelo mais forte.

Lavar o cabelo todos os dias não o faz cair

Outro mito e que sempre ouvimos as nossas mães dizer é que lavar o cabelo diariamente faz com que caia, mas a verdade é que é aconselhável lavar com frequência, sempre de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Sim, cabelos oleosos precisam de amaciadores

O facto de o seu cabelo ser oleoso não significa que não precise de amaciador, a verdade é que este produto serve para repor a humidade perdida durante a lavagem. Desta forma o melhor é optar por um champô e amaciador para cabelos oleosos, pois assim está a hidratar o cabelo. Mas atenção use só do meio para as pontas.

Arrancar um cabelo branco não origina novos

Apesar do que dizem se arrancar um fio de cabelo branco não vai ficar com mais três porque cada fibra está ligada a um folículo de forma independente e os cabelos brancos relacionados com a perda de melanina.

O cabelo liso e fino fica frisado

O efeito frizz é uma batalha constante para várias mulheres, contudo este acontece devido à desidratação e não por o cabelo ser liso e fino. Quando o cabelo está desidratado e procura toda e qualquer humidade, logo quando encontra alguma no ar começa a enrolar.

A cal e o PH da água também influenciam o frisado do cabelo.

Tinta, bonés e chapéus não fazer cair o cabelo

A tinta não atua na raiz logo não provoca a queda do cabelo. Os bonés e chapéus também não porque os folículos pilosos são nutridos através da corrente sanguínea e não pelo ar.

Trocar de champô constantemente

Ao contrário do que se diz não é necessário trocar constantemente de champô por o cabelo se habituar a ele. A verdade é que deve trocar apenas quando o cabelo fica baço e o couro cabeludo irritado.

No versão o cabelo cresce mais

Meninas esta é verdade. Especialistas afirmam que durante o verão o cabelo cresce mais, pois o calor estimula a circulação sanguínea o que promove o crescimento.