Ronaldo acusado de promover farsa de empresa de fitness

Cristiano Ronaldo está a ser acusado de publicidade enganosa depois de dar a cara como embaixador da SIXPAD, uma empresa japonesa de tecnologia especializada em produtos de estimulação elétrica muscular. As imagens do jogador a usar o produto de 350 libras (396 euros) estão em destaque no site da marca e na loja do centro comercial Westfield, em Londres. Algo que está a preocupar os especialistas, que garantem que o produto não tem os efeitos que promete.

“Os cientistas desportivos usam técnicas de estimulação elétrica muscular a toda a hora para combater lesões e nos processos de recuperação, mas não dá six-pack nem desencadeia hipertrofia muscular“, explicou Niall MacFarlane, professor de Fisiologia e Ciência Desportiva na Universidade de Glasgow, na Escócia, ao Daily Mail.

O SIXPAD promete trabalhar os abdominais, braços e pernas. Segundo os especialistas, os utilizadores sentem-se bem após as primeiras utilizações porque o equipamento aumenta o fluxo sanguíneo na zona dos músculos (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver algumas das fotografias de Ronaldo a promover o produto).

Isso faz com que se sintam como se tivessem mais músculo lá porque os músculos ficam mais duros e fortes. Mas, na realidade, o músculo está apenas um pouco inchado e entre 30 a 40 minutos depois vai desaparecer novamente. Os resultados vão ser tão poucos que não vai valer a pena”, afirmou o professor.

No site, a empresa vende os produtos como “auxiliares de treino” de forma cuidadosa, para não prometer resultados milagrosos. No entanto, o professor de professor de Fisiologia e Ciência Desportiva não tem dúvidas: é publicidade enganosa.

“Eles não fazem promessas, mas também não contam a verdade completa. Se não soubesse mais ficaria com a ideia de que adicionar isto ao treino me ajudaria a obter músculos maiores“, sublinha Niall MacFarlane.

“A forma como a tecnologia é comercializada faz parecer que não precisamos de ter trabalho para obter resultados.”

Por sua vez, Theo Bampouras, professor de Biomédica e Ciência Desportiva da Universidade de Lancaster, descreveu a publicidade da SIXPAD como inteligente.

“A forma como a tecnologia é comercializada faz parecer que não precisamos de ter trabalho para obter resultados. Estes dispositivos são bons para quem está a recuperar de lesões e não pode contrair os músculos por completo devido aos ferimentos, mas não melhoram a hipertrofia. Se é um atleta sem lesões e não precisa de reabilitação, não vale a pena gastar dinheiro nisto”, disse Theo Bampouras.

Um estudo publicado em 2011 no European Journal of Applied Physiology concluiu que há um pequeno aumento de força associado ao treino por estimulação elétrica muscular. Contudo, os autores do estudo afirmaram que os dados não eram suficientes para serem significativos.

A estimulação elétrica muscular tem sido reconhecida como uma modalidade eficiente que conduz a melhorias significativas na força máxima isométrica. No entanto, as mudanças resultantes da força dinâmica, habilidades de desempenho motor e movimentos explosivos (ou seja, desempenho de salto e capacidade de sprint) ainda são ambíguas”, concluíram, na altura, os autores do estudo.

Entretanto Masafumi Arakawa, diretor da SIXPAD, já reagiu às acusações de publicidade enganosa.

“Embora seja verdade que a tecnologia de estimulação elétrica muscular é amplamente utilizada para a recuperação há uma variedade de outras formas para se beneficiar do treino de estimulação elétrica muscular e a diferença reside na frequência”, acrescentou o diretor da marca japonesa.

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