Publicidade Continue a leitura a seguir

Como sobreviver às festas sem engordar. Este detox é mesmo fácil de fazer

Preocupada com uns centímetros a mais? Não esteja. Coma o que lhe mostramos a seguir, adapte à sua rotina, experimente algumas medidas pouco habituais e vai ver que entra em 2018 na sua melhor versão. Boas festas!
1. Guarde três ou quatro dias entre as duas principais festividades para se alimentar sobretudo de sopas, sumos de frutas com pouco açúcar, como a papaia, frutos vermelhos, maçã ou kiwi, batidos com vegetais verdes, à semelhança espinafres, pepino, curgete ou couve portuguesa e chás detox, aos quais se podem juntar super alimentos como a espirulina e clorela (algas) ou erva trigo, ricas em clorofila. Seguem algumas sugestões para 72 horas detox.
2. Tome pela manhã um copo de água morna com limão. Durante o dia hidrate-se com chá de cavalinha que tem um excelente poder drenante, de boldo, que regenera o fígado, assim como o chá de hibisco com canela ou borututu com canela e gengibre. Vá alternando e beba cerca de seis chávenas.
3. Ao pequeno almoço tome um batido detox verde: uma rodela de abacaxi, meia papaia sem sementes, meio pepino com casca, duas mãos de espinafres (folhas), uma cenoura sem pele, 1 c. sopa de sementes de chia, oito folhas de hortelã e 300ml de água ou água de coco. Triture até obter uma mistura cremosa e homogénea. Quando sentir fome pode tomar outro copo ao meio da manhã e da tarde.
4. Ao almoço e ao jantar opte por uma sopa consistente de legumes como pimentos, gengibre, curgete e cebola com ovo cozido, por exemplo, para assegurar o aporte proteico. Coma até se sentir saciada.
5. Nos restantes dias siga o mesmo plano, mas pode acrescentar às refeições principais saladas com sementes ou legumes salteados com um fio de azeite. Temperos como a curcuma, pimenta de caiena ou gengibre também ajudam no detox. Pode repetir após o Ano Novo e certamente que depois dos Reis não terá grama a mais.
Se está já a pensar quão difícil é por este plano em prática, veja a seguir as sugestões para quem come fora de casa.
6. No dia a seguir a um banquete tente fazer as refeições principais mais leves como sopa sem batata e uma salada de legumes no forno com frango. Pode ainda optar por um prato de pescada, para obter a proteína necessária, sem ingerir gordura.
7. Se estiver num restaurante, peça sempre que possível uma salada ou uma dose de legumes à parte para acompanhar a refeição principal.
8. Para beber prefira água (com ou sem gás) ou chás e infusões sem açúcar em alternativa às bebidas açucaradas (como os refrigerantes) ou bebidas alcoólicas.
9. No final da refeição não peça uma sobremesa só para si. Se lhe apetecer algo doce, opte por dividir uma dose com os amigos. É o que "eu chamo de repartir o mal pelas aldeias", diz Lillian Barros.
E como é que se sobrevive às festas de passagem de ano?
10. Para começar, antes de sair de casa para o jantar de festa (e o almoço do dia 1) coma uma sopa de legumes sem batata. Se não estiver de estômago vazio, na hora da verdade, conseguirá ingerir menos quantidade e fará escolhas mais inteligentes.
11. Evite petiscar para entreter. Muitas vezes as entradas em cima da mesa são apenas formas de ajudar a passar o tempo. No final dará por si a devorar queijo da serra, duas ou três fatias de pão alentejano e pasta de atum com maionese. Tudo porque o prato principal demorou a chegar, o que não significa que também não o vá comer!
12. Se não quer parecer um bicho do mato, nem destacar-se pela diferença, quando estão todos a comer as entradinhas, opte por soluções mais equilibradas. Tem sempre hipóteses como queijo fresco (sem pão), presunto magro (retire o excesso de gordura) ou até carpaccio.
13. Se a refeição for em casa de familiares ou amigos tente servir-se de mais vegetais em detrimento dos hidratos de carbono simples, evite os molhos e por muito delicioso que esteja o prato não caia na tentação de repetir a dose.
14. Como sobremesa em vez do típico doce pode escolher uma peça de fruta fresca, à semelhança do abacaxi ou papaia (ajudam nas digestões mais difíceis).
15. Ponha para trás das costas o pensamento de "perdido por 100 perdido por 1000". Um dia não são dias e por isso ainda está mais do que a tempo de manter o controlo. Não perca o foco.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O português médio aumenta entre dois a três quilos na semana entre o Natal e a Passagem de Ano e nós não queremos fazer parte das estatísticas. A nutricionista Lillian Barros dá-nos, por isso, alguns truques para superar os excessos e usufruir da época festiva com mais saúde e em paz com a balança.

“Não sou fundamentalista e não me parece que nos devamos negar a tudo o que dá prazer, principalmente nesta altura do ano. Depois há que saber como compensar”, afirma Lillian Barros. “Até porque apesar de não ser esta semana a responsável pelos excessos de peso que me chegam à consulta, trata-se de um período crítico que pode ter reflexos na motivação do paciente”, lembra. A nutricionista dá algumas dicas para fazer com que este ano os estragos sejam mínimos e consiga facilmente desintoxicar o organismo após cada excesso. O ideal é fazê-lo logo a seguir ao Natal para chegar à noite de Ano Novo em forma e repetir o processo na semana seguinte de forma a começar 2018 sem nenhum mal-estar consigo, com o espelho e com o guarda-roupa.

Ao contrário do que muitos pensam, uma dieta detox não é o mesmo que passar fome, muito pelo contrário – já que não estará limitada em quantidades! E se acha que vai passar duas semanas a líquidos desengane-se. É apenas um caminho para que o próximo ano seja pleno de mudanças em que uma das prioridades é a aquisição de novos hábitos alimentares!