Seja de natas, leite, iogurtes ou queijo são cada vez mais as marcas que, no último ano, têm apostado no lançamento de produtos alimentares sem lactose. A Parmalat, por exemplo, lançou recentemente natas sem lactose e a Nestlé fez exatamente o mesmo com os iogurtes Yoco, para crianças. Mas porquê agora, será que esta intolerância alimentar é uma doença nova?
A nutricionista Ágata Roquette explicou ao Delas.pt que a tendência se deve ao facto de atualmente as pessoas estarem melhor informadas. Hoje em dia já associam alterações intestinais como o inchaço, diarreia, náuseas, prisão de ventre e enjoos à lactose. Sintomas que antes eram ignorados.
“Nas consultas tenho muitos pacientes a retirar a lactose da alimentação por opção. Alguns sentem desconforto quando consomem alimentos com lactose. Se alguém tiver os sintomas pode experimentar tirar a lactose da alimentação, não há problema nenhum. Mas também não há problema em consumi-la caso se sinta bem”, afirmou Ágata Roquette.
Segundo a especialista, esta intolerância alimentar pode aparecer logo à nascença, mas é raro. É bastante mais provável que apareça numa idade mais avançada. “A lactase, enzima que quebra a lactose, vai desaparecendo ao longo da vida. É muito provável que os velhinhos fiquem intolerantes. Todos nós, mais tarde ou mais cedo, vamos sendo cada vez mais intolerantes”, sublinhou a nutricionista.
Receitas deliciosas sem lactose
Para assinalar o lançamento de natas para culinária e para bater sem lactose, a Parmalat organizou um workshop em que o chef Pedro Sommer ensinou a fazer três receitas leves e deliciosas com este novo produto alimentar: burlée de cogumelos, mil folhas de marisco com salada verde e leite creme de laranja e hortelã (na galeria de imagens acima deixamos-lhe as receitas).
“Vêm dar aos intolerantes à lactose a oportunidade de desfrutar de receitas que até agora não podiam experimentar. É gratificante. Há uma procura cada vez maior de produtos sem lactose mesmo por parte de pessoas que não são intolerantes mas querem ter esse cuidado com a alimentação. As marcas têm de se adaptar aos dias de hoje”, acrescentou Pedro Sommer.