Deve ou não deixar de consumir lactose?

Seja de natas, leite, iogurtes ou queijo são cada vez mais as marcas que, no último ano, têm apostado no lançamento de produtos alimentares sem lactose. A Parmalat, por exemplo, lançou recentemente natas sem lactose e a Nestlé fez exatamente o mesmo com os iogurtes Yoco, para crianças. Mas porquê agora, será que esta intolerância alimentar é uma doença nova?

A nutricionista Ágata Roquette explicou ao Delas.pt que a tendência se deve ao facto de atualmente as pessoas estarem melhor informadas. Hoje em dia já associam alterações intestinais como o inchaço, diarreia, náuseas, prisão de ventre e enjoos à lactose. Sintomas que antes eram ignorados.

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“Nas consultas tenho muitos pacientes a retirar a lactose da alimentação por opção. Alguns sentem desconforto quando consomem alimentos com lactose. Se alguém tiver os sintomas pode experimentar tirar a lactose da alimentação, não há problema nenhum. Mas também não há problema em consumi-la caso se sinta bem”, afirmou Ágata Roquette.

Segundo a especialista, esta intolerância alimentar pode aparecer logo à nascença, mas é raro. É bastante mais provável que apareça numa idade mais avançada. “A lactase, enzima que quebra a lactose, vai desaparecendo ao longo da vida. É muito provável que os velhinhos fiquem intolerantes. Todos nós, mais tarde ou mais cedo, vamos sendo cada vez mais intolerantes”, sublinhou a nutricionista.

Receitas deliciosas sem lactose

Para assinalar o lançamento de natas para culinária e para bater sem lactose, a Parmalat organizou um workshop em que o chef Pedro Sommer ensinou a fazer três receitas leves e deliciosas com este novo produto alimentar: burlée de cogumelos, mil folhas de marisco com salada verde e leite creme de laranja e hortelã (na galeria de imagens acima deixamos-lhe as receitas).

“Vêm dar aos intolerantes à lactose a oportunidade de desfrutar de receitas que até agora não podiam experimentar. É gratificante. Há uma procura cada vez maior de produtos sem lactose mesmo por parte de pessoas que não são intolerantes mas querem ter esse cuidado com a alimentação. As marcas têm de se adaptar aos dias de hoje”, acrescentou Pedro Sommer.