Publicidade Continue a leitura a seguir

Dia Mundial da Dança: Como dançar faz bem ao corpo e ao espírito

Percorra a galeria de imagens e veja algumas atividades que vão decorrer durante esta segunda-feira, 29 de abril, para comemorar o Dia Mundial da Dança.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai celebrar a data com uma programação de espetáculos e atividades em quatro cidades, em simultâneo: Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro.
Em Lisboa, no Teatro Camões, a CNB apresentará um programa inédito que pretende dar a conhecer ao público os bastidores da companhia, com visitas guiadas a partir das 15h00, e a possibilidade de assistir a uma aula dos bailarinos, às 19h00.
As celebrações da CNB estendem-se, no mesmo dia, a Aveiro, onde a companhia apresentará o espetáculo "A Perna Esquerda de Tchaikovsky", da autoria de Tiago Rodrigues, e que conta com a interpretação da bailarina Barbora Hruskova e do pianista Mário Laginha, também autor da música original deste espetáculo.
No âmbito de um trabalho que tem vindo a desenvolver junto das escolas de dança em Portugal, a CNB irá também promover 'masterclasses' de técnica de dança clássica em Aveiro, Leiria e Faro.
No Porto e em Vila Nova de Gaia prossegue o festival Dias Da Dança, que leva espetáculos nacionais e internacionais a vários espaços das duas cidades, e continua até 12 de maio.
No Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o coreógrafo norte-americano Merce Cunningham vai ser alvo de um espetáculo de homenagem, nos 100 anos do seu nascimento, no solo intitulado "Not a moment too soon", interpretado por Trevor Carlson, o último diretor da companhia de Cunningham. [Foto de Jose Mota]
Também a Companhia de Dança de Almada está a apresentar um programa de espetáculos e atividades a decorrer desde sexta-feira, que se prolongam até 3 de maio para assinalar o Dia Mundial da Dança.
No Cine Teatro Sede da Academia Almadense, realiza-se uma sessão comemorativa para reflexão sobre o impacto das atividades da Companhia de Dança de Almada, ao longo de quase 30 anos de trabalho na cidade, com a presença da fundadora e diretora, Maria Franco.
Em Torres Novas, o Dia Mundial da Dança será festejado com programas de instituições do concelho - a Escola de Dança Rita Assis e O Corpo da Dança de Marta Tomé - que, através de dois percursos diferentes pelas ruas da cidade, realizam apontamentos artísticos, entre as 17h00 e as 19h00.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Gosta de dançar e só costuma fazê-lo quando sai à noite com os amigos? Invista mais nessa atividade. Numa altura em que já falta pouco para o verão e quer estar na sua melhor forma para a época estival, a dança pode ser mesmo uma boa aliada.

Neste Dia Mundial da Dança, que se assinala esta segunda-feira, 29 de abril, é este o conselho que lhe damos. Invista tempo a fazer o que mais gosta e vai alcançar facilmente os resultados que tanto deseja. Para celebrar esta data, várias vão ser as atividades promovidas pelo país fora e que incentivam a esta prática.

Dance pela sua saúde – física e mental

Vários estudos têm confirmado ao longo dos últimos anos que dançar faz bem à saúde, afastando problemas cardíacos e respiratórios, e promovendo o bem-estar e a autoestima, além de ajudar a manter ou obter uma boa forma física.

Ao dançar, aumenta a probabilidade de conhecer novas pessoas, combate o stress, controla a ansiedade, melhora a capacidade de comunicação, queima muitas calorias – uma hora de salsa, por exemplo, queima até 594 calorias –, estimula a circulação sanguínea, melhora a flexibilidade, tonifica os músculos, aumenta o apetite sexual e equilíbrio corporal.

Se for uma daquelas pessoas muito tímidas, que não gosta de dançar em público, tem também na própria dança uma ótima solução para este problema. Segundo os especialistas, esta atividade costuma ser uma grande ajuda para desinibir os mais acanhados.

Caso diga que não gosta de dançar por falta de ritmo ou coordenação, isso também não é desculpa. Quem é capaz de pequenos gestos como caminhar, cruzar as pernas e levantar-se da cama já tem ritmo. Agora só precisa de não ter medo de errar e afinar os passos.

Percorra a galeria de imagens acima e veja algumas atividades que vão decorrer pelo nosso país, neste dia que pretende comemorar a arte de dançar.

Novelas: Onde aprender a dançar como as atrizes portuguesas

Sapatos de festa para dançar toda a noite