Dicas para potenciar o momento da masturbação

Sex Toys Sephora Lelo, Diculgação
[Fotografia: Divulgação]

A masturbação é cada vez mais uma realidade no dia-a-dia dos portugueses, a sós ou em casal, com ou sem brinquedos sexuais. Um inquérito recente elaborado em Portugal e junto de mais de meio milhar de entrevistados de ambos géneros, trazia boas notícias e… caminho por fazer.

De acordo com a análise revelada no início de maio, “oito em cada dez portugueses respondeu que se sente bem e confiante com a masturbação”. Porém, dois em cada dez ainda confessam que “sentem culpa, ansiedade e medo de que sejam descobertos”, referia o comunicado enviado às redações.

Os sex toys estão a sair das suas gavetas, a serem convocados a integrarem momentos de intimidade e a chegar a mercados onde antes não entravam, como é o caso das lojas que comercializam produtos de beleza, carregados de uma mensagem de uma graciosidade que começa, antes de tudo, no bem-estar íntimo.

Não basta, porém, tê-los e usar as instruções. Duas marcas de brinquedos sexuais ouvidas pelo Delas.pt enumeram dicas e formas de tirar maior partido da masturbação – a sós ou no contexto de uma relação – que podem potenciar a dinâmica e exponenciar os efeitos.

Informação particularmente relevante para as mulheres uma vez que estudos que indicam que, comparadas com os homens, elas consomem o prazer deforma crescentemente mais lenta. De acordo com um estudo do Journal of Sexual Medicine, uma mulher leva aproximadamente 14 minutos para uma atingir o orgasmo no sexo com parceiro e oito minutos durante a masturbação. “A conclusão aqui é que as mulheres são ‘queimadoras lentas’ na maior parte quando se trata de prazer. Quanto mais lento, melhor, e é por isso que as preliminares, o sexo oral antes da penetração podem ser excelentes maneiras de ajudar a estimular seu prazer”, revelava a análise.

 

A marca de sex toys de luxo LELO deixa as recomendações da sexóloga Susana Dias Ramos e que passam por “fazer do momento um evento especial, à meia-luz, com velas acesas e uma musica que potencie o romance”. A especialista e comentadora recomenda ainda o uso “de um espelho de corpo inteiro, para tomar consciência de tudo o que vai acontecendo. Fazer um filme adulto sem câmaras, apenas com uma espectadora.

“Usar óleo de massagem para massajar o próprio corpo, dispor do tempo a seu favor, com calma, prestar atenção aos pormenores e ao aumento do prazer, e não só ao orgasmo”, são mais três recomendações a que soma uma quarta: “Tirar a roupa porque o corpo nu recebe mais estímulos, alguns que nem contamos”, acrescenta.

Por seu lado, a Satisfyer, que se catapultou para o estrelato aquando do lançamento dos sugadores de clitóris, faz apologia ao estímulo nesta zona do corpo.

Sugere ainda o uso de sex toys durante o banho – devendo ter todos os cuidados na escolha dos equipamentos em uso aquático – e que se brinque também com as temperaturas. “O jogo consiste em incorporar elementos de quente e frio à experiência sensual. Semelhante ao jogo de chuveiro, o jogo de temperatura pode provocar não apenas o corpo, mas também a imaginação e fazer o sangue fluir de uma maneira totalmente nova, emocionante e divertida”, refere a marca por escrito ao Delas.pt.

E acrescenta: “Algumas maneiras simples de o explorar passam por incorporar elementos como uma vela de massagem para relaxar áreas como as costas ou os ombros. Quando o corpo do seu parceiro estiver preparado para relaxar completamente e deixar ir, tente introduzir um dispositivo de bem-estar sexual para estimular as zonas erógenas. Pode experimentar cubos de gelo enquanto explora o sexo oral combinado com uma vibração de dedo para uma jornada sensual intensa”, esclarece a sexóloga Megwyn White.

Mas há mais, segundo a especialista. “Use um lubrificante à prova de água à base de silicone, pois a base de água derreterá no chuveiro e não fará o clique; Tente acariciar lentamente a pele com esfoliantes de sal ou de açúcar porque oferecem uma sensação primordial que ativa a pele e faz o sangue fluir; Explore um sabonete de feltro ou um pano de limpeza para um toque mais suave. O feltro é um esfoliante suave e também inspirará uma espuma romântica e pinceladas amanteigadas de sabonete delicioso; Use bancos ou auxiliares de equilíbrio quando possível e comunique com o parceiro em relação à posição e para garantir que ambos estejam confortáveis e seguros durante todo o tempo”, enumera.