Espanha. Felipe VI e Letizia e reis eméritos Juan Carlos e Sofia juntos no último adeus a Isabel II

BRITAIN-ROYALS-QUEEN-DEATH
[Fotografia: Gareth Fuller / POOL / AFP]

Juan Carlos e Sofia entraram juntos na Abadia de Westminster e para o funeral de Isabel II, que decorre esta segunda-feira, 19 de setembro, em Londres. Os reis eméritos de Espanha estão a participar nas cerimónias fúnebres e estão ao lado do Rei Felipe VI e a rainha Letizia, numa rara aparição.

Trata-se da primeira imagem juntos de Felipe VI e do pai, Juan Carlos, desde que este, há dois anos, decidiu estabelecer a sua residência permanente em Abu Dhabi, na sequência de um escândalo financeiro.

Segundo protocolo britânico, estes terão ficado entre os chefes de Estado e os monarcas eméritos, por ordem de precedência, junto a famílias reais como Beatriz dos Países Baixos, que abdicou do trono em 2013 pelo filho Guilherme, ou os reis eméritos Alberto e Paola da Bélgica.

Rei Felipe VI e rainha Letizia de Espanha [Fotografia: Jacob King / POOL / AFP]
Quanto à realeza espanhola, recorde-se que o príncipe Felipe, duque de Edimburgo e marido de Isabel II, integrava a família real grega, a da rainha emérita Sofia de Espanha. A relação ente ambos era de tio em segundo grau e sobrinha. Todos descendem da família da rainha Vitória da Inglaterra. O irmão da Rainha Sofia, Constantino da Grécia, é padrinho de batismo do príncipe William, agora duque de Gales.