Especialista explica como ter mais sucesso para obter emprego

Especialista mulheres mais sucesso trabalho
[Fotografia: Unsplash]

Para as mulheres se manifestarem, de forma positiva, no mundo empresarial, conseguindo ter impacto e serem bem-sucedidas, Seth Godin, especialista em Marketing e Negócios, deixou cinco dicas.

Comece por contar a sua história. É importante, segundo o especialista, ganhe uma identidade aos olhos dos seus colegas de trabalho, clientes e chefe. Por isso, arrisque e conte a sua história.

“As pessoas não compram serviços, elas compram relações, histórias e magia”, contou Seth Godin, referindo o exemplo de figuras conhecidas como Lady Gaga, Oprah Winfrey e Michelle Obama.

Abra o livro sobre as suas origens, a personalidade, como chegou ao patamar em que se encontra na vida. Tudo pode contribuir para ter mais sucesso no trabalho.

Outro conselho é focar-se em vários fatores que a distinguem da concorrência. Ou seja, pense nos pontos que considere ser acima da média e que goste de trabalhar e foque-se nesse sentido. Use essa informação para ser melhor.

Ao criar uma ou mais razões pela qual se destaca no meio da multidão pode ser uma mais-valia porque o seu lado profissional será mais forte mediante o valor que pode acrescentar.

Prepara-se para a pergunta que várias vezes é feita numa entrevista de trabalho: “Quais são as palavras que a definem?”. Pense em três ou quatro palavras-chave que a caracterize.

Considere as características que mais possam interessar a um colega de trabalho, novo cliente ou chefe e escolha as palavras-chave mais adequadas para a definir, repetindo-as várias vezes. Lembre-se que são estas palavras que vão associar a si e ao seu trabalho.

Esteja atenta e pronta para fazer o seu “pitch de elevador”: um discurso com três a quatro linhas no qual explica o que é o produto, a visão, as qualidades, histórico e os seus objetivos.

Para ter um bom discurso, concentre-se no valor da proposta, produto, ideia e nas suas qualidades e paixões.

Assim que é chegado o momento de começar a trabalhar, Seth Godin aconselha que deve mostrar todas as suas capacidades. Seja criativa, incorpore-se na empresa, procure ser especialista de uma área, faça parte de eventos, não se limite “apenas” a trabalhar, ajude os colegas de trabalho sempre que possível porque quanto mais ajudar, mais hipótese terá de ser ajudada.