Especialistas descobrem possível tratamento para o cancro sem queda de cabelo

Corpo Mente Cancro tratamento especialistas saúde homem mulher queda cabelo
[Fotografia: Unsplash/Olga Kononeko]

Um grupo de especialistas da Universidade de Genebra, na Suíça, levou a cabo um estudo que considera a imunoterapia como um tratamento alternativo ao cancro, no qual se evita a queda de cabelo.

Os pesquisadores, que publicaram o trabalho na revista Science Immunology, investigaram as reações que atacam os tecidos saudáveis como os folículos capilares e aqueles que procuram apenas as células do tumor.

Com a aposta na imunoterapia, os pacientes podem vir ter o seu sistema imunitário fortalecido mesmo depois de lutarem contra o cancro. Este tipo de tratamento age apenas no sistema imunológico, ensinando o corpo a defender-se das células cancerígenas.

As células dendríticas também ajudam o corpo a fazer este processo de ataque ao cancro. No entanto, são células raras.

“As imunoterapias podem desencadear a produção de proteínas especializadas alertando o sistema imunológico e desencadeando uma resposta inflamatória”, disse o médico Mikaël Pittet, no comunicado divulgado pela Universidade de Genebra, referindo, de seguida, que estas proteínas são essenciais para o sistema imunológico combater o cancro.

“O fato de estas proteínas inflamatórias serem produzidas por células tão diferentes em tumores e tecidos saudáveis ​​é uma descoberta muito interessante”, acrescentou.