A razão pela qual deve evitar ter as unhas compridas

unhas
[Fotografia: iStock]

Com a propagação do novo coronavírus a aumentar, é importante que tenha em mente que é necessário ter mais cuidados de higiene, incluindo om as unhas. O vírus pode estar em qualquer lugar ou superfície e, a partir do momento em que está em contacto com a pele, os riscos são muitos.

Uma das mais importantes medidas de prevenção que tem sido constantemente dada pelas autoridades de saúde portuguesas é lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos.

O problema é que nas mãos estão anéis, relógios, pulseiras e até verniz de unhas. Para estes elementos é preciso uma especial atenção, já que neles podem estar micro-organismos.

As unhas compridas, vernizes e o espaço entre a unha e o sabugo são ótimas “casas” para fungos, vírus e bactérias, principalmente se o verniz estiver estalado. A acumulação de lixo nas unhas é sempre perigoso, mas numa altura em que as preocupações sobre o Covid-19, esse perigo torna-se ainda maior.

Para quem tem unhas compridas ou pintadas, é melhor optar por retirar o verniz e deixar as unhas curtas. Para além disso, não se esqueça que a lavagem das mãos deve ser prioritária.

Várias esteticistas devem levar estas medidas ainda mais a sério, uma vez que estão em contacto direto com as suas clientes. Apesar de poderem utilizar máscara e luvas para se protegerem e para a proteger, também devem ter consigo um desinfetante.