Cinco pedras preciosas mais escolhidas para os anéis de noivado

anel

Um anel de noivado com uma pedra grande e brilhante é o sonho de muitas mulheres e simboliza um dos momentos mais importantes de um casal, pois significa uma oficialização da relação.

Sendo assim, esta é uma joia que precisa de ser única e especial. O anel de noivado tem que se adaptar às preferências e gostos da noiva e para isso é necessário ter em conta o design da peça, o material e sobretudo a pedra preciosa, pois esta é a protagonista do anel.

Desta forma, ficam as cinco pedras mais procuradas para decorar estas joias e os seus significados.

Diamantes

Já Marilyn Monroe cantava Diamonds are a girls best friend no filme Os Homens Preferem as Loiras e é bem verdade, o diamante é mesmo o melhor amigo da mulher e a pedra preciosa mais procurada para o anel de noivado.

Esta pedra é a ideal para as noivais mais clássicas e representa a perfeição. O diamante é o mineral mais duro e por isso considerado indestrutível, tal como a promessa de amor eterno. Provavelmente, a marca mais conhecida é a Tiffany fundada por Charles Lewis Tiffany, o mesmo que criou o emblemático solitário que representa a união entre duas pessoas. Mas tem outras criações como o trinity, que é composto por três gemas que representam as três etapas da vida de um casal, e o anel vintage, muito semelhante ao solitário mas com uma pedra muito maior e mais ornamentado ou o eternity composto por uma série de gemas distribuídas pela moldura do anel.

Moissanite

A moissanite é uma pedra preciosa que frequentemente se utiliza como alternativa ao diamante. As pedras são bastante parecidas e nem sempre de fácil distinção para leigos. É bastante rara e tem um valor excecional que se deve em grande parte à dificuldade em ser encontrada na sua forma natural. Regra feral é produzida de forma sintética. A moissanite é muito mais barata que o diamante, o seu valor está entre os 10% ou 15% do diamante.

Tal não significa, porém, que seja de qualidade inferior até porque tem um corte, um brilho e uma claridade muito parecidos ao diamante. No que toda à dureza da pedra, também está muito próxima da do diamante. Estas características tornam esta pedra ideal para um anel de noivado, podendo rondar os 100 e 500 euros.

Safira

É uma ótima opção para quem gosta de cor nas suas joias. É uma pedra preciosa conhecida pelo seu tom azul intenso que vai conquistando noivos em toda a parte do mundo. É uma das pedras mais resistentes e representa o êxito, a verdade e a sabedoria, ou seja, uma excelente aposta para quem admira a beleza e a intensidade das cores.

Um dos anéis de noivado mais icónicos de sempre é do da princesa Diana que tinha uma safira de 18 quilates rodeada por 14 diamantes. Este anel, atualmente, está com Kate Middleton, pois foi com ele que o príncipe William pediu a futura duquesa de Cambridge em casamento.

Esmeralda

Tal como a safira também a esmeralda é uma pedra preciosa que salta à vista e fala por si só. De acordo com a tradição, esta pedra representa a abundância, a paciência e o equilíbrio, bem como uma componente espiritual importante, pois várias são as culturas e religiões que indicam que a esmeralda tem efeitos positivos na saúde física e mental e que afasta as más energias proporcionando paz.

Esta pode ser uma aposta para quem pretende comprar algo mais chamativo e que queira deleitar-se com o verde intenso da pedra misturado com ouro branco.

Opala

Nos últimos tempos, esta é uma das tendências dos anéis de noivado, uma variante do quartzo muito especial e que se forma quando a água da chuva se evapora, deixando sedimentos que com o tempo geram um efeito de mudança de cor. São vários os tipos de opala que existem e de todas as cores. O preço varia em função da sua rareza.

No entanto, a desvantagem na escolha desta pedra preciosa prende-se com o facto de ser a menos dura, o que exige cuidado ao usá-la. Esta pedra significa a esperança, a lealdade e fidelidade o que a torna numa ótima escolha para os noivos. Um anel de noivado com uma opala pode variar entre os 200 e 1000 euros.