Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são as mulheres que Obama vai condecorar

Ellen DeGeneres: a comediante apresenta o "talk show" 'The Ellen DeGeneres Show' desde 2003. É a voz de Dory na saga de animação 'À Procura de Nemo'. Apresentou a cerimónia de entrega dos Óscares duas vezes, em 2007 e 2014. Em 1997, assumiu publicamente ser homossexual e fez história no pequeno ecrã quando a sua personagem fez o mesmo, na série 'Ellen'. É ativista pela igualdade e justiça
Elouise Cobell (morreu em 2011) - líder da tribo nativo-americana Blackfeet, foi ativista dos direitos dos nativos norte-americanos. Usou os seus conhecimentos em contabilidade para levar a cabo um processo judicial que terminou num acordo financeiro histórico, que devolveu propriedades pertencentes à sua tribo e a outros grupos de nativo-americanos. Ajudou a fundar o Native American Bank, e inspirou milhares de mulheres da comunidade nativa americana a assumir papéis de liderança.
Margaret H. Hamilton - liderou a equipa que criou o software de bordo das aeronaves espaciais Apollo. A matemática e cientista fundou a sua própria empresa de software e contribuiu para o desenvolvimento de conceitos como software assíncrono, agendamento online, que constituem as bases da engenharia informática moderna
Diana Ross - a cantora e atriz de 72 anos tem uma carreira de meio século na indústria do entretenimento, em áreas tão diversificadas como a moda, o cinema e o teatro. Já foi nomeada para um Óscar, está no Rock & Roll Hall of Fame e recebeu o Grammy Prémio de Carreira.
Maya Lin - a artista plástica criou o memorial dos Veteranos da Guerra do Vietname em Washington. Tem uma carreira profícua nas artes e arquitetura. Ambientalista, está atualmente a trabalhar numa instalação/memorial com várias localizações.
Cicely Tyson - a atriz de 91 anos, que faz parte do elenco da série 'House of Cards', tem uma vasta carreira no cinema, teatro e televisão. Já venceu um prémio Tony, galardão máximo da área teatral, e dois prémios Emmy.
Melinda Gates - a mulher do fundador da Microsoft é cofundadora da Fundação Bill & Melinda Gates. O casal criou a fundação em 2000 para contribuir para um mundo mais saudável e produtivo. Em países em vias de desenvolvimento, a fundação melhora as condições de saúde da população, ajudando-a a sair de situações de pobreza extrema. Nos Estados Unidos, a sua missão é garantir que todas as pessoas - em especial aqueles com menos recursos - tenham acesso a oportunidades para vingar na escola e na vida. Desde a sua criação, a fundação já doou cerca de 33,8 mil milhões de euros.
Grace Hopper (morreu em 1992) - conhecida como "a primeira dama do software", Hopper foi analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e almirante. Criou a linguagem de programação Flow-Matic, que de base para a criação do COBOL (sistema de processamento de dados comerciais). Foi pioneira na área da linguagem computacional

Publicidade Continue a leitura a seguir

A 22 de novembro, Barack Obama vai atribuir a Medalha Presidencial da Liberdade a 21 personalidades. A distinção, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos, é atribuída a cidadãos que, como se pode ler no site oficial da Casa Branca, “contribuíram de forma especialmente meritória para a segurança ou interesses nacionais, para a paz mundial ou levaram a cabo importantes ações culturais, públicas ou privadas”.

“A Medalha Presidencial da Liberdade não é apenas a maior distinção civil da nossa nação. É um tributo à ideia de que todos nós, independentemente das nossas origens, temos a oportunidade de mudar o país para melhor. Desde cientistas, filantropos e funcionários públicos, a ativistas, atletas e artistas, estas 21 pessoas ajudaram a melhorar a América, inspirando milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou o presidente norte-americano.

Conheça a lista completa abaixo e, ao percorrer a galeria de imagens, saiba quem são as mulheres que Barack Obama vai distinguir.

Kareem Abdul-Jabbar – ex-basquebolista, ativista pela justiça social

Elouise Cobell (a título póstumo) – líder da tribo Blackfeet, ativista pelos direitos dos nativos norte-americanos

Ellen DeGeneres – comediante e apresentadora

Robert De Niro – ator

Richard Garwin – físico

Bill and Melinda Gates – fundadores da fundação Bill & Melinda Gates

Frank Gehry – arquiteto

Margaret H. Hamilton – cientista

Tom Hanks – ator

Grace Hopper (a título póstumo) – cientista

Michael Jordan – ex-basquetebolista

Maya Lin – artista plástica

Lorne Michaels – produtor, criador do programa de humor ‘Saturday Night Live’

Newt Minow – jurista

Eduardo Padrón – presidente da universidade Miami Dade College

Robert Redford – ator, realizador e ambientalista

Diana Ross – artista

Vin Scully – comentador desportivo

Bruce Springsteen – músico

Cicely Tyson – atriz