Este é o número de podcasts que cada português ouve em média

pexels-cottonbro-studio-7600887
[Fotografia: Pexels/Cottonbro Studio]

O consumo de ‘podcasts’ cresceu 33% em seis meses, revela esta quinta-feira, 21 de março, um estudo da Gfk Metris para a Impresa, que analisa os hábitos de consumo deste meio que cada vez mais faz parte da rotina diária dos portugueses.

Globalmente, 34% dos inquiridos contactam com este meio para uma exposição média diária de 1h10 minutos, mas tal como os restantes ‘new media’, observa-se uma clara diferença geracional”, refere o estudo.

A geração Z [nascidos entre os meados da década de 90 e inícios de 2000] regista 43% de contacto com o ‘podcast’ para uma utilização média diária de 1h19m, enquanto a geração Y (Millenials, nascidos no ínício dos anos 80 até meados dos 90] regista 46% de contacto para uma utilização média diária de 1h15m.

A geração X [nascidos entre os anos 60 e 70] regista 39% de contacto, para uma utilização de média diária de 1h03m e os ‘boomers’ [nascidos anteriormente] conta com 22% de contacto para uma audição média diário de 1h06m.

“O estudo traça também os outros hábitos de consumo dos podcasts”, como o facto de “90% dos inquiridos” ouvir ‘podcasts’ sozinho.

Em média “cada inquirido ouve cinco ‘podcasts’ diferentes” e “o dispositivo mais utilizado (83%) para ouvir ‘podcasts’ é o telemóvel, e é em casa (69%) ou no carro (42%) o local onde mais ouvem”, lê-se no comunicado.

Mais de um terço (34%) dos inquiridos “ouve ‘podcasts’ todos os dias ou quase todos os dias” e, “em média, quando ouvem ‘podcasts’, dedicam uma hora a ouvi-los”. A maioria (58%), “sempre que ouve um ‘podcast’, ouve-o na totalidade”.

Quase dois terços (65%) ouvem ‘podcasts nacionais’, sendo o humor, atualidade e entrevistas “os conteúdos que mais gostam de ouvir”, sendo que o que “mais influencia na escolha de um ‘podcast’ é o tema, seguido do apresentador/autor, sendo que Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir, depois surgem Nuno Markl e Joana Marques”.