Este é o truque para acentuar (ou desenhar) as suas sardas

Outrora motivo de insegurança para muitas mulheres, hoje as sardas querem-se au natural e bem visíveis no rosto. Meghan Markle é uma das suas grandes embaixadoras, tendo recusado o photoshop como editora de setembro da Vogue, reforçando que “um rosto sem sardas é uma noite sem estrelas”. Mas não é a única: Alicia Keys, Kylie Jenner, Demi Lovato, Emma Watson e Zoe Kravitz são apenas algumas das famosas internacionais, que fazem questão de celebrar as suas pequenas manchas no rosto, publicando frequentemente imagens nas redes sociais com a pele natural.

Em Portugal, Rita Pereira é uma das amantes desta moda, a tal ponto que desenha as suas sardas há mais de 12 anos. “É uma grande tendência, sim, tanto em produções como no dia-a-dia”, conta ao Delas a maquilhadora Inês Franco, que já trabalhou várias vezes com a atriz da TVI. “Acho que durante muitos anos as mulheres viviam com aquele estigma da infância, de ter vergonha das sardas. Mas hoje em dia, inverteu-se e as mulheres já se sentem orgulhosas de as ter”, revelou ainda a profissional.

Para as reproduzir ou acentuar as que já tem no rosto precisa apenas de um pincel fino de olhos e uma sombra da mesma cor que as sobrancelhas (ou então um lápis da mesma cor). “Depois é ir fazendo uns pontinhos no rosto, abaixo dos olhos, uns maiores e outros mais pequenos para que pareça natural. No final, esbate-se levemente com o dedo”, explicou Inês Franco, lembrando que há quem leve esta tendência ao limite, tatuando mesmo as sardas no rosto.

Apesar de adorar sardas, a maquilhadora lembra que a proteção no rosto deve estar sempre presente. “O rosto tem de estar sempre protegido, quer se tenha sardas ou não. Quem tem sardas, tem também de ter cuidado com a exposição para evitar que as sardas se acumulem ao ponto de parecerem manchas”. Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns cremes com proteção solar.

 

Protetores solares de rosto com cor para quem não quer parecer um copo de leite