Este scanner portátil verifica a “frescura” e validade da fruta

pexels-pixabay-89778
[Fotografia: Pexels/Pixabay]

Nasceu nos Paises Baixos e quer correr o mundo. Este scanner poderá permitir fazer uma análise molecular à fruta que permite calcular com precisão os dias de validade que a peça ainda dispõe e o tempo de consumo restante.

O aparelho, criado pela empresa neerlandesa OneThird, emite uma luz que, atravessando uma fruta como vai calcular, por via de algoritmos, níveis de água, diversos de açúcares presentes na peça de fruta em análise e compostos químicos.

 

[Fotografia: Instagram]

Os scanners são portáteis e a empresa que os desenvolveu reclama a capacidade para detetar nível de frescura de morangos, tomates, abacates e mirtilos. De acordo com a empresa, que diz ter-se servido de tecnologia médica aplicada a estas medições, que em breve este aparelho será capaz de fazer medições em uvas, bananas, mangas e também framboesas.

A companhia que desenvolveu este device crê que o uso deste scanner poderá reduzir o desperdício em 40%, falando numa fase inicial na ordem dos 25%. Com este tipo de análise, afirmam os responsáveis, será possível decidir melhor o que fazer à fruta consoante o seu estado de conservação, podendo dar informação a agricultores, retalhistas e consumidores.