Estes são os alimentos que deve consumir para controlar a ansiedade

pexels-nathan-cowley-1153370 (1)
[Fotografia: Pexels]

Especialistas em saúde alertam que um efeito prolongado da pandemia do Coronavírus pode causar uma crise de saúde mental. Embora a terapia e os medicamentos para o stress e a ansiedade sejam frequentemente necessários, os alimentos que ingere também podem contribuir para o seu bem-estar.

Todas as incertezas em torno da pandemia aumentaram o stress e a ansiedade, levando a uma maior procura por prescrições de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e anti-insónia.

Embora seja perigoso tratar a comida como substituto de medicamentos, comer para melhorar a saúde do cérebro pode ajudar a aliviar o impacto da ansiedade, depressão e até mesmo do transtorno de stress pós-traumático, diz Uma Naidoo, psiquiatra nutricional, ao The Huffington Post.

“Durante a Covid-19 e o que quer que ocorra além deste período, prevemos um aumento significativo destes transtornos, especificamente ansiedade, depressão e stress“, explica, acrescentando que “assim, a comida torna-se um mecanismo (para nos sentirmos melhor), já que todos temos que comer”.

Deanna Minich, uma médica certificada pelo Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos da América e nutricionista em medicina funcional, também enfatiza a importância da dieta para controlar a inflamação no corpo: “ter uma dieta saudável e anti-inflamatória reduz o outro ‘ruído’ disfuncional e até inflamatório no corpo que pode ser a causa dos sintomas ou doenças”.

Como tal, há alimentos que deve inserir na sua dieta para evitar transtornos mentais e poder melhorar a sua saúde mental.

Probióticos

Os iogurtes são a principal fonte de probióticos, junto com alimentos fermentados como miso, alguns queijos, como cheddar, mozzarella e gouda, feijão, legumes, aveia, alho, cebola, frutos vermelhos e bananas.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais contêm probióticos, vitaminas, minerais e antioxidantes valiosos. Por exemplo, magnésio, encontrado em abacates, nozes e salmão, e vitamina C, encontrado em brócolos, laranja e couve, podem ajudar a reduzir a ansiedade. Frutas e vegetais também são fontes naturais de fibras, o que pode aliviar a ansiedade.

Temperos

As especiarias não têm calorias e são saborosas, e o seu impacto na saúde do cérebro e do intestino costuma ser esquecido. Uma das melhores combinações de especiarias é o açafrão com uma pitada de pimenta que ajudam a aliar os sintomas de ansiedade e depressão.