Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os melhores alimentos para uma digestão fácil

Percorra a galeria e veja alguns dos alimentos que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal [Fotografias: Shutterstock]
Os legumes verdes, ricos em fibras, estão entre os melhores alimentos para combater a obstipação e as dificuldades digestivas.
Nabiças: na sopa, no arroz, salteadas, como esparregado, não faltam opções para cozinhar este vegetal, que é dos que mais contribui para o correto funcionamento dos intestinos.
Feijão verde: é outro dos poderosos aliados do bom trânsito intestinal. Além do seu alto teor de fibras, o feijão verde e tem um baixo teor de gorduras e é um alimento altamente nutritivo, fonte de vitaminas e minerais.
Couve portuguesa: tão nossa, e tão tradicional, esta couve é rainha entre os alimentos que ajudam ao funcionamento regular dos intestinos. Pode ser consumida na sopa ou a acompanhar o bacalhau, como no típico prato da noite.
No geral, as frutas da época são outros dos alimentos benéficos para o trânsito intestinal
Romãs: As romãs, e também os marmelos, são dos frutos de outono e inverno mais ricos em fibras.
Frutas tropicais: Não é da época, nem local, mas se for acessível, compensa trocar o kiwi pelo maracujá em matéria de frutos exóticos com potencialidades digestivas.
Leguminosas: Sim, antes de fazerem o seu trabalho, as leguminosas, como o feijão e o grão, causam algum desconforto e inchaço, aquilo a que vulgarmente chamamos de “gases”. Mas por serem ricas nutritivamente, especialmente em ferro, cálcio, magnésio e fibras, ajudam o intestino a funcionar melhor.
Sementes: as sementes mastigáveis como as de abóbora, girassol, sésamo, linhaça, são particularmente eficazes para um trânsito intestinal regular.
Iogurtes: os iogurtes conservam colónias de bactérias vantajosas para o corpo humano e ajudam a manter uma flora intestinal saudável. Neste caso, a opção deve recair nos iogurtes naturais, evitando os gregos e açucarados.
Água: Tudo o que está para trás é completamente inútil se não se ingerir água em quantidade suficiente para manter uma boa hidratação do corpo e, claro, os intestinos a funcionarem bem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O frio aumenta o apetite por alimentos de alto teor calórico, que nos saciem rapidamente. Em contrapartida, a vontade de fazer exercício costuma descer na mesma proporção. Uma conjugação explosiva para a saúde e também para quem sofre de obstipação, ou seja de prisão de ventre.

As mulheres são o grupo da população mais afetado por esta condição de saúde, que pode interferir consideravelmente no bem-estar e na qualidade de vida.

Mas recorrer constantemente a laxantes, sobretudo sem prescrição médica, não ajuda a resolver o problema, pelo contrário. Com esse procedimento, corre-se o risco de o agravar e de se criar outro tipo de complicações.

Seguir uma dieta equilibrada rica em fibras, beber muita água e praticar exercício físico pode ser o suficiente para melhorar o trânsito intestinal. Há alimentos particularmente benéficos. Veja quais são na fotogaleria, em cima.