Subir

Travessia do Parque Natural da Serra da Estrela a correr

Estrela Grande Trail

Pelo segundo ano consecutivo, o Estrela Grande Trail volta a Manteigas. No fim de semana, 21 e 22 de maio, mil atletas irão percorrer o trilho com 90 km e que chega aos 11 mil metros de desnível acumulado. O percurso demora em média 15 horas a ser feito.


Leia também Não gosta de exercício físico? Bang Fit é o treino que promete agradar a todos


Armando Teixeira é o principal promotor do evento, um dos melhores ultra trail runners nacionais. A organização é constituída pela Armando Outdoor Events e a Trilhos e Lagoas, responsáveis pela presença de mais de 200 pessoas na montagem das estruturas para a prova

“As provas competitivas da Estrela Grande Trail são eventos exigentes, que ocorrem em semi autonomia em plena montanha. É necessário estar em boa forma física e ter experiência neste tipo de eventos. Os participantes têm que estar preparados para gerir as condições da corrida, por vezes difíceis, e a sua condição física e mental – decorrentes da enorme fadiga”, avisa Armando Teixeira.

No evento serão apurados os atletas para o campeonato do mundo de Trail Running em Portugal, no mês de outubro. A prova está inserida no campeonato nacional de Trail Ultra Endurance e na Taça de Portugal de SkyRunning, sendo uma das mais competitivas.

“O Estrela Grande Trail baseia-se em ética e valores fundamentais partilhados por todos os corredores, parceiros, voluntários e organizadores. É um enorme privilégio poder correr livremente pelos trilhos da Serra da Estrela. O respeito e solidariedade entre todos está na essência deste evento e fomentamo-lo das mais variadas formas” explica Armando Teixeira, promotor da prova.

O evento será constituído por três provas competitivas e uma caminhada:

  • A prova rainha Ultra “Estrela Grande Trail®”, com 90 km e 11000 metros de desnível acumulado;
  • A “Estrela SkyMarathon®”, com 46 km e 4400 metros de desnível acumulado;
  • A “Estrela®”, com 26 km com 3000 metros de desnível acumulado;
  • A Caminhada: com 12 km percorridos pelos trilhos da Green Tracks.

A prova começa em Manteigas, que é também o município patrocinador do evento. Outros patrocinadores são o Intermaché, a Gold Nutrition, contando ainda com o apoio da Rent a Star, da Green Tracks e da Suunto.

N.M.