Publicidade Continue a leitura a seguir

Ex-atriz de ‘Morangos’ ajuda centenas de mulheres a emagrecer

Percorra a galeria de imagens para ver casos de mulheres que perderam peso com a ajuda de Mafalda Rodiles
Veja também alguns passos que, segundo a atriz, ajudam a ser feliz sem dietas. O primeiro é: não se pese todos os dias. Isso vai criar ansiedade desnecessariamente, porque ninguém engorda nem emagrece de um dia para o outro, mas, por exemplo, se na noite anterior tiver feito uma refeição com mais sal, provavelmente no dia seguinte pesará um pouco mais porque reteve líquidos devido ao excesso de sal no corpo
Esqueça todas as dietas que já fez. Este passo é muito importante! Se todas as dietas que experimentou não funcionaram, ou funcionaram no início mas depois não conseguiu manter o peso alcançado
Melhore o seu pequeno-almoço. Este é um dos passos favoritos de Mafalda Rodiles, que proíbe todas as suas alunas de saltar esta refeição
Coma sem culpa. Este é um dos passos chave do 'Seja Feliz Sem Dietas': poder comer coisas de que gosta mas sem sentir culpa depois, poder escolher opções saudáveis, coisas que lhe dão prazer e, sim, às vezes, poder comer um chocolate, mas sem se sentir culpada por isso
Não tente enganar o seu cérebro. O cérebro manda em tudo, manda na sua fome, na saciedade, no seu corpo, no metabolismo, influencia todos os mecanismos do corpo, no metabolismo, influencia todos os mecanismos do corpo e, na verdade, é o cérebro que regula o seu peso, é ele que determina se vai engordar ou emagrecer
Relaxe! Tem tempo. Nós não temos pressa, não temos uma meta, não temos X quilos para perder em X tempo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mafalda Rodiles faz parte da geração Morangos Com Açúcar, da TVI. Em 2004 participou na segunda série, onde dava vida a Carlota, a vilã que fazia a vida negra aos protagonistas Simão (Pedro Teixeira) e Ana Luísa (Cláudia Vieira). Poucos sabiam, mas na altura a atriz lutava contra um transtorno alimentar que durou 15 anos. No livro que agora lança, Seja Feliz Sem Dietas, conta que o pesadelo da anorexia começou quando, numa agência de modelos, ouviu a frase: “Tens de emagrecer se queres ser atriz”.

“Nunca revelei porque não é motivo de orgulho para ninguém ter um transtorno alimentar, sentimo-nos mais fracas do que a comida, sentimo-nos a falhar constantemente. Era muito infeliz, a minha autoestima não era boa. Mas acima de tudo nunca falei porque não sabia que tinha um transtorno, achava que era normal estar sempre de dieta, passar fome e tomar comprimidos”, explica ao Delas.pt Mafalda Rodiles.

Depois de Morangos Com Açúcar, a atriz participou em séries e telenovelas portuguesas como Inspetor Max, Uma Aventura e Tempo de Viver. Ainda com contrato com a TVI foi para o Brasil estudar durante dois anos. Participou em duas peças de teatro, casou, foi mãe e quis ficar pelo Rio de Janeiro.

Após o nascimento da filha, Mel, deu vida à personagem Ritinha, a namorada portuguesa de Fábio Porchat no filme Meu Passado Me Condena 2, participou em três sketches de Porta dos Fundos e na série Sem Volta, emitida na Record em janeiro deste ano. Para poder ficar mais tempo em casa com a criança decidiu fazer um curso de empreendedorismo digital e, em setembro de 2015, lançou o site Sejafelizsemdietas.com – com o mesmo nome do livro -, onde disponibiliza um curso online gratuito que ensina as mulheres a serem magras sem deixarem de comer tudo aquilo de que gostam. Em menos de dois anos já ajudou 307 mulheres a perderem peso sem deixarem de ser felizes (veja na galeria de imagens acima exemplos de algumas mulheres que emagreceram ao fazer o curso de Mafalda Rodiles e fique a conhecer os passos que, segundo a atriz, ajudam a ser feliz sem dietas).

“É muito fácil fazê-las ver que as dietas que fizeram até hoje não funcionam, elas já sabem disso. Os resultados de dietas restritivas não são mantidos a longo prazo e isso é altamente frustrante. Cada vez é mais fácil para mim explicar porque razão isso acontece, já me passaram pelas mãos 307 alunas que ajudei pessoalmente, conseguimos identificar o que estava errado com todas e qual o caminho a seguir”, afirma a atriz de 34 anos.

Como funciona o curso?

Para começar a fazer o curso online gratuito de Mafalda Rodiles só tem de ir até ao site Seja Feliz Sem Dietas e deixar o seu email. Poucos segundos depois irá receber o link que lhe dará acesso ao vídeo da primeira aula, que tem “Os 15 Primeiros Passos do Seja Feliz Sem Dietas”.

“Durante o ano lanço mais três workshops em vídeo, online e gratuitos, que ficam disponíveis por tempo limitado, abro vagas para uma turma exclusiva participar num programa online com mais de 15 horas de aulas em vídeo dadas por mim e faço acompanhamento pessoal via WhatsApp e Facebook para ajudar as mulheres a mudar de vida”, clarifica Mafalda Rodiles.

As aulas são iguais para todas as alunas, mas a atriz faz questão de acompanhar pessoalmente cada caso. Apesar de estar no Brasil e falar português com sotaque nos vídeos, a maioria das alunas da atriz são portuguesas. Nunca teve nenhum homem a querer fazer o curso. E ainda bem, porque está apenas adaptado ao sexo feminino.

“Vivemos numa sociedade em que a mulher tem de ser perfeita, magra, bonita, impecável, maquilhada, com o cabelo arranjado, boa profissional e boa mãe. A mulher hoje em dia precisa de exercer mil papéis e quando envelhece não é valorizada. Essa pressão social e as promessas falsas de que é possível ter o corpo perfeito com dietas leva muitas mulheres a ficarem deprimidas e infelizes”, sublinha a atriz.

“O meu corpo ficou mais bonito depois da gravidez”

A gravidez assustou Mafalda. Como tinha passado os 15 anos anteriores a fazer dietas pensou que, como na gravidez não o poderia fazer, ia engordar muito. No entanto, praticamente não viu o peso aumentar durante os primeiros meses. Depois do parto também perdeu rapidamente o peso a mais, sem precisar de fazer qualquer esforço ou dieta. Foi aí que percebeu que era possível emagrecer sem deixar de comer tudo aquilo de que gosta.

Mafalda Rodiles com a filha, Mel

“Não tenho uma única estria. Aliás, o meu corpo ficou mais bonito depois da gravidez. O facto de estar grávida deu-me a consciência de que precisava para parar de fazer dietas, de maltratar o meu corpo. Precisava de comer coisas boas porque a saúde da minha filha dependia disso. Sem dúvida foi ela que me deu força e coragem para mudar esses hábitos errados que fazia há tantos anos”, acrescenta autora do projeto Seja Feliz Sem Dietas.

Veja o vídeo que Mafalda Rodiles fez para as mulheres que têm medo de engordar na gravidez:

a carregar vídeo

Ficha técnica do livro:

Seja Feliz Sem Dietas, Mafalda Rodiles. Oficina do Livro, 16 euros