Excessos nacionais em noite de mulheres nos prémios MTV

mtv
Bárbara Bandeira e Rita Pereira nos prémios MTV, a 3 de novembro [Fotografia: Montagem/Instagram]

Do ultraXXS de Bárbara Bandeira ao megaXXL de Rita Pereira. As escolhas das portuguesas nos prémios europeus da música da MTV, entregues na noite de domingo, 3 de novembro, em Sevilha, foram marcadas pela ousadia em ambos sentidos.

A cantora portuguesa, de 18 anos, optou por exibir um coordenado branco, a mostrar toda a perna, gerando elogios na Internet.

 

 

Bárbara Bandeira [Fotografia: Instagram]
Bárbara Bandeira [Fotografia: Instagram]
Bárbara Bandeira [Fotografia: Instagram]

Rita Pereira, por seu turno, escolheu um fato completo, mas em look oversize, também em branco.

Rita Pereira [Fotografia: Instagram]

Uma gala que destacou as mulheres em toda a linha, com Rosalía, Taylor Swift e Billie Eilish a tomarem a dianteira numa cerimónia que celebrizou também o ativismo ao entregar prémios a cinco jovens que têm vindo a terreiro defender causas através da música, ‘storytelling’ e inovação. Por isso, Xiuhtezcatl “X” Martinez, Sonita Alizadeh, Mohamed Al Jounde, Hauwa Ojeifo e Ellen Jones saíra, de galardão na mão.

Também na noite de domingo, destaque para Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez.

Georgina Rodriguez e Cristiano Ronaldo [Fotografia: Instagram]
Georgina Rodriguez e Cristiano Ronaldo [Fotografia: instagram]
Georgina Rodriguez e Cristiano Ronaldo [Fotografia: Instagram]

O casal deu nas vistas em tons absolutamente contrastantes: ela de azul, o craque português de vermelho.

Quem ganhou o quê

Taylor Swift e Billie Eilish – que em 2020 atuarão em Portugal – venceram dois prémios cada uma.

A primeira conquistou os prémios de “Melhor Artista dos Estados Unidos” e “Melhor Vídeo” com “Me!” e Billie Eilish venceu nas categorias de “Revelação” e “Melhor Canção”, com “Bad Guy”.

A artista espanhola Rosalía, que atuou na cerimónia acompanhada de mais de 50 bailarinos, venceu o prémio de “Melhor colaboração” por conta da parceria com J Balvin em “Con Altura”. Halsey juntou-se ao rol ao ser eleita a melhor artista pop, Nicki Minaj a vencer no hip hop e FKA Twigs como artista alternativa.

O luso-canadiano Shawn Mendes foi eleito o melhor artista da noite, enquanto os Green Day venceram na categoria de rock e Martin Garrix na de música eletrónica. Os sul-coreanos BTS ganharam o prémio de melhor grupo ao vivo.

Nos prémios regionais, atribuídos por cada canal MTV presente em vários países, o músico Fernando Daniel foi eleito o melhor artista português pela MTV Portugal.

Pela primeira vez, a MTV atribuiu o “EMA Generation Change Award”, um prémio para reconhecer o “trabalho desenvolvido por ativistas originais e destemidos e jovens líderes que estão a fazer, efetivamente, a diferença no mundo através da música, ‘storytelling’ e inovação”.

Foram distinguidos Xiuhtezcatl “X” Martinez, Sonita Alizadeh, Mohamed Al Jounde, Hauwa Ojeifo e Ellen Jones. O músico britânico Liam Gallagher, dos Oasis, recebeu o prémio “Ícone Rock”.