Publicidade Continue a leitura a seguir

Farta de cozinhar? Estas dicas vão facilitar o processo de preparar refeições

Publicidade Continue a leitura a seguir

As queixas não são de agora, mas têm-se intensificado depois da quarentena: já ninguém aguenta preparar tantas refeições. Para sermos mais específicas, uma em cada duas pessoas queixa-se, precisamente, da obrigatoriedade de fazer comida a toda a hora. O isolamento foi ótimo para aqueles que desejavam encontrar novas receitas mas outros tantos não adoraram assim tanto o tempo livre em casa – especialmente famílias maiores.

Marília Pereira é enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia e lançou recentemente o seu livro “O bebé sabe comer”, editado pela Chá das Cinco. Em mais de 200 páginas, a especialista dá receitas saudáveis e práticas; dá dicas de como não perder tanto tempo na preparação de refeições; ensina como descomplicar o processo de dar de comer a um bebé, entre vários outros tópicos de relevo que vão sendo abordados ao longo dos seus mais de 10 capítulos.

[Imagem: DR]

Ao Delas.pt, a enfermeira afirmou que a escrita deste livro partiu muito do princípio de considerar que “fazia falta um livro escrito por uma autora portuguesa para família portuguesas”, e essa foi uma das suas grandes motivações para escrever sobre os alimentos e a alimentação.

Embora este não seja um livro de receitas, Marília explicou em entrevista que fazia todo o sentido passar da teoria mais à prática e mostrar exemplos que funcionam para a autora, partilhando uma mão cheia de receitas que são não apenas saudáveis como também muito práticas de confecionar. Desde jantares e almoços, passando também por variados snacks, neste livro vai encontrar as mais variadas inspirações para que as refeições não se tornem monótonas nem aborrecidas.

Marília Pereira [Imagem: DR]

Segundo a enfermeira, “precisamos de olhar para os alimentos e para as refeições de uma outra forma”. Uma das realidades que fez com que a autora pensasse nisto foi ver, por exemplo, crianças de quatro e cinco anos a comer ainda a comida toda passada ou a não comerem sozinhas. Há que “descomplicar este processo” e ainda “tornar a hora das refeições numa altura de partilha e de família”. A hora de comer deverá, então, deixar de ser um momento de stress e pressão mas sim de partilha, para que todos usufruam do momento juntos.

Veja abaixo três dicas fáceis para que perca menos tempo na confeção de alimentos:

Organização e planeamento

Uma das grandes ajudas para que a hora de refeição não vire um autêntico stress é, precisamente, fazer o seu planeamento semanal. Aproveite, por exemplo, o fim de semana para fazer uma lista das refeições que vai preparar durante a semana, certificando-se também que tem todos os ingredientes necessários para a sua confeção. Seja através do auxílio de um bloco de notas ou com uma lista presa no frigorífico, arranje formas e mecanismo de organizar, planear e mapear as suas refeições semanais.

Mais quantidades

Em vez de cozinhar apenas para aquela refeição, opte por fazer refeições em maiores quantidades, para que possam dar para refeições de outros dias ou para que possa congelar e voltar a comer mais tarde.

Cabazes

Outra solução descrita pela autora é a compra de cabazes, por exemplo, de legumes e fruta. Comprando-se este tipo de cabazes variados, por semana, pode preparar a organizar as suas refeições e receitas com base nestes ingredientes semanais, fazendo com que esta tarefa não se torne tão monótona e aborrecida, mas sim divertida e sempre diferente.

Comidas de forno

Outra grande aposta de Marília Pereira é mesmo o investir em comidas que sejam feitas no forno. Porquê? Porque basta uma pequena preparação dos alimentos para que a comida se faça “sozinha” no forno enquanto conseguimos tratar de outros assuntos pendentes, sem necessidade de estar constantemente a mexer ou ver a comida.

No livro “O bebé sabe comer” consegue encontrar não só muitas mais dicas, como também tabelas que a podem ajudar a fazer uma melhor gestão e planeamento das suas refeições.