Fátima Lopes bate com a porta da TVI e sai “sem projeto definido”

Fátima Lopes destaque

Fátima Lopes confirmou este sábado, 9 de janeiro, que denunciou todos os contratos que a ligam à TVI e diz sair “sem projeto futuro definido”, terminando o vínculo dentro de dois meses.

Numa mensagem de agradecimento ao público e às equipas, “de dever cumprido” e de ter “respeitado escrupulosamente, ao longo deste tempo, todas as obrigações e deveres profissionais com lealdade e enorme dedicação”, deixa uma nota final: “Saio com a paz própria de quem aprendeu, com a sua educação e formação, que o tempo, a experiência e a vida, indicam-nos, sempre, o caminho a seguir”.

A apresentadora estava a preparar-se para estrear um formato original italiano para as noites de sábado, o C’è posta per te, um programa alicerçado em histórias reais de afeto e reencontro entre os participantes, evocando trabalhos que Fátima Lopes tinha já feito, na SIC, em início de carreira, como Perdoa-me ou All You Need Is Love.

“Este novo formato até já estava em pré-produção pela Shine Iberia”, afirma elemento da estação. O comunicado emitido pela TVI na noite de sexta-feira, 8 de janeiro, dizia que “lamentavelmente, a apresentadora não aceitou dar seguimento a este projeto nos moldes que lhe foram propostos pela TVI”.

Foi, durante 11 anos, rosto icónico de Queluz de Baixo, tendo assegurado as tardes da estação e conduzido recentemente programas de entrevista. Porém, a permanência de Fátima Lopes, de 51 anos, na estação de Queluz de Baixo chegou sexta-feira, 8 de janeiro, ao fim, já ao final do dia. Uma saída que “teve lugar após um período de negociações entre advogados”.

Apesar de fonte da estação ter reiterado que esta saída de Fátima Lopes da estação, que conta com Cristina Ferreira, 43 anos, como diretora de Ficção e Entretenimento, não abranger a sua saída como subdiretora de conteúdos, a apresentadora deitou isso por terra menos de 24 horas depois. “Acabo de denunciar o contrato de trabalho que e liga ainda à TVI, pelo que, daqui a dois meses, não terei qualquer ligação” à estação.

Recorde-se que, refere fonte do canal de Queluz de Baixo, “Fátima Lopes teve uma redução salarial em junho, de cerca de 40%, para 25 mil euros”, assegurando a condução do novo formato da Shine.

Porém, a imprensa tem dado nota de cortes bem mais duros. Têm sido frequentes os rumores de alguma instabilidade nas relações entre a apresentadora e Cristina, mal-estar que ambas tinham vindo a desmentir. Aliás, o comunicado da TVI também referencia esse facto, negando-o. Fátima Lopes estreou-se em Queluz de Baixo “em setembro de 2010 à frente do programa Agora é que conta e, durante estes anos, apresentou grandes formatos como Pequenos Gigantes e Let´s Dance.“, lê-se no comunicado da estação. Entre 2011 e 2020 conduziu o programa A Tarde é Sua.