‘Friends’ fazem 25 anos no domingo mas a festa já começou

A série ‘Friends’ celebra 25 anos no domingo, 22 de setembro, mas nas redes sociais as celebrações já arrancaram, a começar pelos próprios elementos do elenco, que nas suas contas de Instagram partilharam imagens da série, que teve início em 1994.

Foi no dia 22 de setembro desse ano que a sitcom americana estreou na televisão, tornando-se numa das séries de comédia mais aclamada de sempre, criando um autêntico culto à sua volta. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer deram vida às personagens – Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross – um grupo de amigos, na casa dos 20 anos, a viver em Nova Iorque no bairro de Greenwhich Village. Além de abordar temas como o amor ou a carreira profissional, a série refletia também a procura de compromisso e segurança e os receios correspondentes a essa definição, num período da vida no qual tudo é possível e as oportunidades estão todas em aberto. Mas ‘Friends’, que em português significa ‘Amigos’, foi acima de tudo e como o nome indica, uma série sobre a força da amizade. Em especial quando se é jovem, a viver sozinho numa cidade, são os amigos que acabam por ser a família.

De certa forma, isso passou para os próprios atores, como escreveu Lisa Kudrow, na legenda da fotografia que partilhou na sua página de Instagram: “Podemos estar em lugares diferentes, mas estamos ligados”.

https://www.instagram.com/p/B2mW4pMHXwC/

Também Matt LeBlanc registou o aniversário, no seu Instagram, com a mesma foto, dizendo, “parece que foi ontem”, e agradecendo aos fãs. Um agradecimento reproduzido por Courtney Cox e David Schwimmer, nas suas respetivas páginas daquela rede social.

‘Friends’ teve 10 temporadas e um total de 236 episódios, ganhou cinco prémios Emmy e um Globo de Ouro, num total de 70 distinções e mais de 200 nomeações.

O final da série, em 2004, foi visto por mais de 52 milhões de pessoas nos EUA tornando-se num dos episódios finais mais vistos de sempre na história da televisão. Mesmo depois de ter terminado, ‘Friends’ continua a ser recordada e a chegar a novas audiências, sendo transmitida em dezenas de países. O seu impacto não se esgota, contudo, no contexto televisivo. As influências vão desde a decoração de cafés, passando por tours turísticos, em Nova Iorque, a alguns dos locais que aparecem na série, até padrões de linguagem.

Mas para celebrar os 25 anos de ‘Friends’, nada como reviver a emoção da estreia. Por isso, o canal FOX Comedy transmite, no próximo domingo, a partir do início da tarde, uma maratona da primeira temporada, com a exibição de todos os episódios que a compõem.

AT

 

Quem é que sabe mais sobre a série ‘Friends’? Trivial Pursuit pergunta

Faça uma maratona da série Friends com roupa a rigor