Há uma nova receita de Bolas de Berlim com sabores que vai adorar

bolas
[Fotografia: DR]

Se no verão gostamos de comer gelados de limão para nos refrescarmos, não há como negar que as Bolas de Berlim também são típicas da estação mais quente do ano, principalmente na praia. Mas e se os dois sabores se fundissem num só?

A Garnier Ambre Solaire e a apresentadora Filipa Gomes juntaram-se para criar uma nova receita de Bola de Berlim.

À tradicional massa fofa junta-se agora o sabor de dois frutos – o limão e o maracujá – numa receita fácil.

https://www.instagram.com/p/CDI9dXiDvhj/?utm_source=ig_web_copy_link

Saiba agora como pode preparar estas Bolas de Berlim em casa para as levar para onde quiser durante todo o verão.

Ingredientes

Para as bolas
240 mililitros de leite tépido
5,5 gramas de fermento de padeiro seco
Cem gramas de açúcar
50 gramas de manteiga com sal derretida
Dois ovos
500-600 gramas de farinha de trigo sem fermento
Óleo q.b.
Açúcar para polvilhar

Para o creme
Polpa de seis maracujás
Sumo de dois ou três limões
150 gramas de açúcar
30 gramas de amido de milho
Um ovo inteiro
Três gemas
50 gramas de manteiga fria

Preparação

Para a massa
Numa taça média juntar o leite tépido e o fermento de padeiro seco. Misturar para dissolver. Acrescentar o açúcar, a manteiga derretida e os ovos, e bater. De seguida acrescentar 500 gramas de farinha peneirada e misturar. Trabalhar a massa dentro da taça ou na bancada por 15 minutos à mão (ou sete minutos na batedeira) até descolar e ficar elástica. (Se necessário ir acrescentando os restantes cem gramas de farinha, mas não mais que isso). Polvilhar uma taça com farinha e colocar lá a massa, tapar e deixar descansar num sítio ameno, por duas horas ou até duplicar de volume.

Para o creme
Num tacho juntar o amido de milho peneirado com o açúcar e mexer. Acrescentar o ovo inteiro mais as três gemas e bater até ficar cremoso. Numa chávena medidora deitar a polpa de seis maracujás e acrescentar sumo de limão até perfazer 240 mililitros. Juntar ao tacho, misturar e levar a cozer em lume médio, por dez a 15 minutos, mexendo sempre até ficar espesso e fazer ponto de estrada. Por fim juntar a manteiga gelada e mexer até incorporar.

Cobrir com película aderente, garantindo que fica em contacto com o creme. Deixar amornar e levar depois ao frigorífico.

Quando a massa duplicar de tamanho, deitar sobre a bancada, formar um rolo e cortar em 12 partes iguais. Moldar bolas e colocar sobre um tabuleiro polvilhado com farinha, afastadas entre si. Cobrir com um pano e deixar descansar mais 30 a 60 minutos ou até dobrarem de volume. Entretanto aquecer um litro de óleo num tacho, até atingir os 150 a 160 graus. Colocar três bolas de massa e assim que dourarem de um lado, virar para fritar do outro.

Escorrer sobre papel absorvente e passar por açúcar. Repetir o processo com as restantes bolas. Deixar amornar. Com uma colher mexer o creme de limão e maracujá e deitar num saco de pasteleiro. Cortar as Bolas de Berlim ao meio, sem separar as duas partes, e rechear com o creme.